Centro comunitário do Rubens Lara, em Cubatão, será destinado à saúde

Após conclusão da reforma prevista para o fim deste mês pela CDHU, local será entregue para prefeitura

27 JUL 2017 • POR • 10h00
Segundo a Secretaria de Saúde de Cubatão, o local abrigará três tipos de serviços voltados à saúde e a previsão é de que esteja aberto ao público até o fim do ano - Matheus Tagé/DL

O Centro Comunitário existente nas dependências do conjunto habitacional Rubens Lara, em Cubatão, irá abrigar em breve um novo equipamento voltado à área da saúde. A informação é do secretário municipal de Obras e Habitação, Benaldo Melo de Souza.  

De acordo com ele, há cerca de duas semanas a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), responsável pela construção do conjunto, contratou uma empresa para fazer os reparos necessários no local. Após a conclusão da reforma, o centro será entregue para a prefeitura de Cubatão que usará o espaço para abrigar um equipamento de saúde.

“Ainda não tenho como precisar o que será instalado no centro comunitário do Rubens Lara, mas será destinado a área da saúde. Como ele ficou fechado muito tempo, acabou se deteriorando, então solicitamos que a CDHU fizesse a reforma para podermos dar início às atividades no local”, explica Benaldo.

Os serviços realizados incluem pintura, troca de calhas, elétrica, lavagem das telhas, entre outros.

Prazo

Segundo a Secretaria de Saúde de Cubatão o local abrigará três tipos de serviços: a Diretoria de Atendimento à Saúde (equipe técnica da Secretaria de Saúde), o Núcleo de Educação e Pesquisa em Saúde (com um viés educativo voltado para a população e para outros segmentos como rede de educação municipal) e o Núcleo de Práticas Integrativas (com terapias alternativas como acupuntura, homeopatia, fitoterapia, e outros serviços que ainda estão sendo definidos). A previsão é de que o local esteja aberto ao público até o fim do ano.

Em relação aos gastos, a secretaria não precisou o valor, mas informou que o investimento realizado pela Prefeitura no local diz respeito à instalação de rede de internet e computador porque todos os outros materiais como equipamentos e mobiliário, a Secretaria já dispõe, bem como os profissionais, já que alguns serviços - como a acupuntura, por exemplo, já são oferecidos pela rede de saúde.

Ainda de acordo com órgão, “as práticas integrativas serão cadastradas no Ministério da Saúde, gerando investimentos futuros do Ministério nesse sentido”.

CDHU

Em nota, a assessoria da CDHU esclareceu que o Centro Comunitário do Residencial Rubens Lara foi destinado para a Prefeitura de Cubatão em julho de 2014, quando a obra foi finalizada. Mas, desde então, a prefeitura não abriu o equipamento às famílias do conjunto e por conta disso houve depredação e vandalismo na obra.

“Cabe salientar que apenas em reunião em abril deste ano a Prefeitura definiu que iria gerenciar o espaço a partir de maio, mas, quando foi ocupar o local, pediu consertos no Centro. A CDHU finaliza neste mês os reparos”, diz um trecho da nota.

A Reportagem esteve no local e não notou sinais de vandalismo, já que alguns pontos deteriorados, como paredes internas descascadas e calhas altas não possibilitam o acesso da população.

Finalidade

Desde que o conjunto habitacional foi inaugurado, em meados de 2010, o centro comunitário nunca foi aberto e segundo os moradores, ali seriam ministradas aulas de cursos profissionalizantes.

Questionada em relação à mudança de finalidade do local, a prefeitura informou que decidiu centralizar os cursos profissionalizantes no PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, local mais adequado para tal.