Morre Robson Apolinário, ex-presidente do Sintraport

Ele foi o único presidente do sindicato reeleito para quatro mandatos consecutivos, iniciados em 2003 e finalizados em 2014

26 JUL 2017 • POR • 00h31
Robson Apolinário faleceu no início da noite desta terça-feira - Divulgação

Faleceu de infarto, às 18h30 desta terça-feira (25), o ex-presidente do sindicato dos operários portuários de Santos e região (Sintraport) por quatro gestões, Robson de Lima Apolinário.

Na sexta-feira retrasada, ele foi eleito diretor de aposentados na chapa única encabeçada pelo atual presidente, Claudiomiro Machado ‘Miro’, reeleito pela primeira vez. 

Robson foi o único presidente do sindicato reeleito para quatro mandatos consecutivos, iniciados em 2003 e finalizados em 2014, num período bastante conturbado nas lutas sindicais portuárias. O tesoureiro do sindicato e um de seus melhores amigos, Albino Calixto de Souza, recebeu um telefonema de Robson, por volta das 18 horas, dizendo que estava enfartando. Nesse momento, ele estava em São Vicente, dirigindo, vindo de Praia Grande, onde foi a serviço do sindicato, e disse que pretendia chegar logo à Beneficência Portuguesa de Santos.

Albino o orientou a procurar um hospital em São Vicente, mas não deu tempo. Ele perdeu o controle do carro, bateu num poste, sem gravidade, e foi conduzido ao hospital municipal de São Vicente.

Desse hospital, também conhecido por ‘Crei’ (centro de referência, emergência e internação), o corpo seguirá agora à noite para o Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, para liberação pela manhã.

Segundo Miro, Robson sempre disse que gostaria de ser velado na sede do sindicato, no centro de Santos: “Se a família, permitir, será feita a vontade dele”, diz o presidente.