Parque Cultural Vila de São Vicente mostra sua história em exposição fotográfica

Acervo de 72 fotos ficará disponível até o dia 20; A mostra é uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o IHGSV e tem entrada gratuita

1 JUL 2017 • POR • 18h30
Grecco fotografa há mais de 45 anos e hoje é referência na região - Gilberto Grecco

O Parque Cultural Vila de São Vicente recebe a exposição fotográfica Resgatando São Vicente. As imagens são do fotógrafo oficial do Instituto Histórico e Geográfico da Cidade (IHGSV), Gilberto Grecco. O evento tem início na terça-feira (4/7) e segue até o dia 20, na Galeria de Arte e Memorial da Encenação, no próprio Parque (Praça João Pessoa, 103 – Centro). A mostra é uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e o IHGSV. A entrada é gratuita.

A exposição será sempre de terça a domingo, das 9 às 18 horas. São 20 fotos em preto e branco de microcenas do espaço turístico, desde a construção, edificação e projeto histórico, com as atividades ali desenvolvidas; 22 fotos coloridas mais recentes do Município em moldura de tamanho de 30 x 40 cm; 15 molduras com duas fotos coloridas antigas em cada. Além de dois livros – um com tema “Um passeio por São Vicente e, o outro, “30 anos das Encenações”.

Grecco fotografa há mais de 45 anos e hoje é referência na região, acompanhando todos os movimentos culturais e históricos da cidade. Realizou exposições individuais em diversas cidades, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Praia Grande e Sorocaba. Sua primeira exposição internacional foi em Santarém, Portugal.

Histórico – A Vila de São Vicente foi instalada em frente à Igreja Matriz de São Vicente e ao Mercado Municipal em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A construção foi inspirada na primeira Vila nas Américas, fundada por Martim Afonso de Sousa, em 1532. Hoje, o local reproduz imagens históricas, usos e costumes da Primeira Vila do País, por meio de instrumentos como Teatro de Bonecos, Museu da Encenação de São Vicente e Pelourinho.