Terremoto de 6,9 graus atinge fronteira entre Guatemala e México

O tremor foi sentido em vários pontos do país e provocou cortes de luz em algumas áreas, como a província de San Marcos, Suchitepequez e Retalhuleu, e pequenos deslizamentos

14 JUN 2017 • POR • 11h30

Um terremoto de 6,9 graus na escala Richter sacudiu hoje (14) o Sudoeste da Guatemala, em uma região próxima à fronteira com o México, segundo informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). A informação é da Agência EFE. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.

O tremor foi registrado à 1h29 (horário local, 4h29 no horário de Brasília), a cerca de 8 quilômetros a sudoeste de Tajamulco, muito perto da zona de fronteira com a região mexicana de Chiapas, sendo fortemente sentido na capital guatemalteca.

O epicentro foi localizado a 151 quilômetros de profundidade. O tremor foi sentido em vários pontos do país e provocou cortes de luz em algumas áreas, como a província de San Marcos, Suchitepequez e Retalhuleu, e pequenos deslizamentos.

Nesta última província, um homem de cerca de 40 anos, que não foi identificado, ficou ferido quando parte da igreja Santa Lúcia, em San Sebastián, ruiu.

Na mesma área de fronteira com o México foi registrada uma réplica, que segundo informação preliminar do organismo científico da Guatemala foi de 5,6 graus, a 76 quilômetros de profundidade e a uma distância de 59 quilômetros de San Marcos.

As autoridades não descartam mais réplicas, motivo que levou os bombeiros, por meio de seu porta-voz Julio Sánchez, a pedir à população para tomar as precauções, principalmente quem vive perto de ladeiras, barrancos ou colinas.

O presidente guatemalteco, Jimmy Morales, também pediu, pelas redes sociais, aos moradores que mantem a calma e tenham atenção a possíveis réplicas.

Quarto país do mundo em risco devido a ameaças naturais, a Guatemala registra forte presença de tremores, mais de 10 mil pontos de risco por inundações e deslizamentos, o que afeta cerca de 3 milhões de pessoas.