Ação do Coração mobilizará milhares de pessoas no Centro Histórico

Em 2012, cerca de 26 mil participaram do evento e mais de 60 mil corações artesanais foram distribuídos.

Comentar
Compartilhar
01 AGO 201310h22

Propagar o amor e a solidariedade em nome da paz. Essa é a principal mensagem da ‘Ação Coração’, que será realizada sexta-feira (2), a partir das 12h, na praça Mauá. Em 2013, o evento ganha contorno internacional, já que também será realizado simultaneamente em Santa Maria (RS), Recife (PE), Londres (Inglaterra), Hanoi (Vietnã) e Senegal e Nigéria (ambos na África). A iniciativa homenageia também o falecido ator Eduardo Furkini.

 

Saiba o que o evento afeta no trânsito do Centro Histórico

Em 2012, cerca de 26 mil participaram do evento e mais de 60 mil corações artesanais foram distribuídos. Há quase dois meses a mobilização vem abrangendo diversas instituições que realizam oficinas para confeccionar os corações. 

 

A programação tem início às 12h. Haverá a apresentação da orquestra do Instituto Pão de Açúcar, depois “Saudação de Coração”, com Regina Assunção, presidente da Associação Eduardo Furkini, reunindo o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a presidente do FSS, Maria Ignez Barbosa e a atriz Claudia Alonso. Depois, o coral infantil da Associação Veredas e da Escola de Música Kátia Boccato com a pianista Suelen Arcanjo apresentam‘Três canções do coração para Eduardo Furkini’.

 

Às 12h50, os embaixadores do coração falam da expansão do evento e apresentam ‘Sete notas musicais para sete Cidades do coração’. Às 13h haverá a formação de um grande tapete de corações na praça circundado por 12 tendas representando os meses do ano, onde voluntários farão doação dos corações. 

 

Às 14h, o cantor Sebastian pontuará a saída dos atores da Cia de Teatro Era Uma Vez e de voluntários da Associação Eduardo Furkini, que farão o programa ‘O remédio do amor’ para doar corações a pacientes de hospitais. Às 14h30, caminhada em direção ao Santuário do Valongo, onde haverá missa e confraternização de representantes de diferentes religiões e apresentação musical.

 

FSS faz mutirão e recebe mais de 10 mil doações para a 'Ação do Coração'

Em mutirão realizado nesta quarta-feira (31) à tarde no FSS (Fundo Social de Solidariedade), 55 voluntárias confeccionaram mais de duzentos corações de tecido para a Ação do Coração, que será realizada amanhã (2), às 12h, na praça Mauá.

 

A entidade porém, recebeu até o final da tarde mais de dez mil corações artesanais doados por representantes de instituições, escolas, associações e pessoas físicas, como a dona de casa Leila Célia Rodrigues, de Praia Grande, que chegou de andador (se recupera de cirurgia recente) para entregar 20 corações confeccionados junto com a amiga Ivone dos Santos. Outras 20 peças foram levadas por Leonor Gonçalves Leite. “Acho que é uma forma de contribuir pela paz para um mundo melhor”.

 

“Cada peça produzida emana muita energia, pois é feita com muito amor que é a finalidade da campanha”, disse a presidente do fundo, Maria Ignez Barbosa. Hoje, a sede do FSS (avenida Conselheiro Nébias, 388), é o único posto que recebe as doações.

Colunas

Contraponto