Inverno vai se despedir com outra onda de calor no país / Foto de Ketut Subiyanto/Pexels
Continua depois da publicidade
O Brasil se prepara para enfrentar, a partir desta quinta-feira (18), a sexta onda de calor do ano. O fenômeno deve se estender até a próxima segunda-feira (22) e afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mas também terá impacto no Sudeste, incluindo estados como São Paulo e Minas Gerais.
Os termômetros podem marcar até 5 ºC acima da média histórica de setembro em diversas áreas. Em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, a previsão aponta máximas superiores a 40 ºC, reforçando os alertas para riscos à saúde e aumento no consumo de energia elétrica.
Continua depois da publicidade
No Sudeste, cidades como São Paulo e Belo Horizonte devem registrar temperaturas próximas de recordes já observados em 2025, com sensação térmica ainda mais elevada devido ao ar seco. No Sul, o calor será sentido de forma mais moderada, mas ainda acima da média para esta época do ano.
Apesar do calor intenso, meteorologistas alertam que não será um período totalmente seco. Chuvas isoladas e pancadas rápidas podem ocorrer em pontos do Centro-Oeste e do Sudeste, especialmente no fim das tardes. Em regiões mais áridas, há risco de cortinas de poeira e redemoinhos, fenômenos que têm se tornado comuns em ondas de calor recentes.
Continua depois da publicidade
Esta será a sexta onda de calor registrada apenas em 2025, o que reforça a percepção de que os extremos climáticos estão cada vez mais frequentes no Brasil. O fenômeno ocorre em meio a anomalias de temperatura globais e à transição para o fenômeno La Niña, que deve influenciar o clima nos próximos meses.