São Paulo ocupa o 1° lugar na colocação geral no Brasil e no Sudeste, além de atingir 1° lugar no pilar da educação e da inovação / Divulgação/PMSJC
Continua depois da publicidade
O estado de São Paulo foi eleito o mais competitivo do país em 2024. A edição do Ranking de Competitividade dos Estados é lançada anualmente pelo CLP (Centro de Liderança Pública) e pode ser conferida no site.
Este ranking compara as 27 unidades da federação, avaliando uma série de indicadores que medem a eficiência e a qualidade da gestão pública estadual.
Continua depois da publicidade
Ao classificar os estados, o ranking incentiva a melhoria contínua dos serviços públicos, promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico e social.
Neste ranking, competitividade se refere à capacidade dos governos locais de planejar e executar políticas que melhorem o bem-estar da população e atraiam investimentos.
Continua depois da publicidade
A 13ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados é composta por 99 indicadores, organizados em 10 pilares temáticos.
São Paulo ocupa o 1° lugar na colocação geral no Brasil e no Sudeste, além de atingir 1° lugar no pilar da educação e da inovação.
O estado também ocupa posições de destaque em inovação, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade social.
Continua depois da publicidade
Os principais desafios do estado são a segurança pública, a solidez fiscal e a eficiência da maquina publica.
A metodologia do ranking foi desenvolvida a partir de estudos nacionais e internacionais sobre competitividade e gestão pública. Os indicadores foram distribuídos em 10 pilares temáticos, com os seguintes pesos:
Segurança Pública (13%)
Infraestrutura (11,6%)
Sustentabilidade Social (11,5%)
Educação (11,3%)
Solidez Fiscal (11,3%)
Eficiência da Máquina Pública (9,9%)
Sustentabilidade Ambiental (8,4%)
Capital Humano (8,3%)
Potencial de Mercado (8,2%)
Inovação (6,5%)
Continua depois da publicidade
O CLP (Centro de Liderança Pública) foi fundado em 2008 e desenvolve lideranças e ferramentas para qualificar a gestão pública e transformar realidades locais.
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma dessas iniciativas, ajudando gestores públicos e o setor privado a identificar oportunidades de investimento, crescimento e melhoria na prestação de serviços.