Nacional

Relembre quem é e os papeis da ex-atriz da Globo encontrada nas ruas de Porto Alegre

Sem energia, alimentos e higiene, a Rejane Schumann recebeu ajuda de ativistas e voluntários após denúncias de vizinhos

Nathalia Alves

Publicado em 05/09/2025 às 19:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Ex-atriz da Globo, Rejane Schumann é encontrada em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre / Nelson Di Rago/Globo

Continua depois da publicidade

A ex-estrela da Globo Rejane Schumann foi encontrada em estado de vulnerabilidade em Porto Alegre, vivendo com quatro cães e três gatos. Jornalista e escritora, foi na atuação que ganhou destaque nacional, ao participar de famosas telenovelas da década de 1970.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O caso veio a público pela ativista da causa animal Deise Falci, que atuou junto à 15ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre em uma ação para resgatar os animais, após denúncias feitas por vizinhos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ex-atriz da Globo é encontrada em situação precária após denúncia de maus tratos

• Idosa perde R$ 36 mil após cair em golpe de 'astronauta sem oxigênio'

• Famoso galã da Globo vira motoboy e passa despercebido pelas ruas de SP

Quem é Rejane Schumann?

Natural de Canoas (RS), Rejane nasceu em 1949 e se tornou um dos rostos mais conhecidos da Rede Globo durante a década de 1970. Atuou em clássicos da TV como O Astro (1970), Dancin’ Days (1978) e Pai Herói (1979). No cinema, estrelou filmes como Ana Terra (1972), O Pobre João (1974) e A Quadrilha do Perna-Dura (1976).

Além da carreira como atriz, Rejane era formada em Direito, trabalhou como jornalista na antiga TV Manchete e também atuou como escritora.

Continua depois da publicidade

Confira o relato da ativista:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Situação de abandono

Nas redes sociais, Deise Falci relatou a condição precária em que a ex-atriz vivia com os animais. Segundo a ativista, Rejane estava “extremamente magra, sem banho há meses, dormindo em um colchão imundo”. O apartamento não tinha energia elétrica nem alimentos.

De acordo com a inspetora Mari Menezes, que participou da ação, a sobrinha da ex-atriz foi localizada e acionada pela polícia. Durante a abordagem, Rejane apresentou momentos de lucidez, mas também sinais de perda de memória.

Com apoio de voluntários, Deise organizou um mutirão de limpeza no imóvel. Segundo ela, diversos itens foram descartados, e a idosa recebeu doações de colchão novo, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Continua depois da publicidade

“O forte odor de urina era sentido já da rua, na frente do prédio. Quando entramos, havia bastante xixi e fezes dos cães, e ela não tinha absolutamente nenhum produto de limpeza”, relatou Deise.

Os animais foram levados a uma clínica veterinária e, posteriormente, encaminhados para lares temporários, onde permanecerão até a adoção definitiva. Rejane segue vivendo em seu apartamento.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software