Ex-atriz da Globo, Rejane Schumann é encontrada em situação de vulnerabilidade em Porto Alegre / Nelson Di Rago/Globo
Continua depois da publicidade
A ex-estrela da Globo Rejane Schumann foi encontrada em estado de vulnerabilidade em Porto Alegre, vivendo com quatro cães e três gatos. Jornalista e escritora, foi na atuação que ganhou destaque nacional, ao participar de famosas telenovelas da década de 1970.
O caso veio a público pela ativista da causa animal Deise Falci, que atuou junto à 15ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre em uma ação para resgatar os animais, após denúncias feitas por vizinhos.
Continua depois da publicidade
Natural de Canoas (RS), Rejane nasceu em 1949 e se tornou um dos rostos mais conhecidos da Rede Globo durante a década de 1970. Atuou em clássicos da TV como O Astro (1970), Dancin’ Days (1978) e Pai Herói (1979). No cinema, estrelou filmes como Ana Terra (1972), O Pobre João (1974) e A Quadrilha do Perna-Dura (1976).
Além da carreira como atriz, Rejane era formada em Direito, trabalhou como jornalista na antiga TV Manchete e também atuou como escritora.
Continua depois da publicidade
Nas redes sociais, Deise Falci relatou a condição precária em que a ex-atriz vivia com os animais. Segundo a ativista, Rejane estava “extremamente magra, sem banho há meses, dormindo em um colchão imundo”. O apartamento não tinha energia elétrica nem alimentos.
De acordo com a inspetora Mari Menezes, que participou da ação, a sobrinha da ex-atriz foi localizada e acionada pela polícia. Durante a abordagem, Rejane apresentou momentos de lucidez, mas também sinais de perda de memória.
Com apoio de voluntários, Deise organizou um mutirão de limpeza no imóvel. Segundo ela, diversos itens foram descartados, e a idosa recebeu doações de colchão novo, alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza.
Continua depois da publicidade
“O forte odor de urina era sentido já da rua, na frente do prédio. Quando entramos, havia bastante xixi e fezes dos cães, e ela não tinha absolutamente nenhum produto de limpeza”, relatou Deise.
Os animais foram levados a uma clínica veterinária e, posteriormente, encaminhados para lares temporários, onde permanecerão até a adoção definitiva. Rejane segue vivendo em seu apartamento.
Continua depois da publicidade