Política
O ex-governador afirmou ter recebido um convite para disputar o Governo do Rio de Janeiro por meio da Democracia Cristã em 2026
O ex-governador Wilson Witzel (sem partido) / FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Continua depois da publicidade
O ex-governador Wilson Witzel (sem partido) afirmou nesta quinta-feira (19) que foi convidado pelo pré-candidato à Presidência da República, Aldo Rebelo, para disputar o governo do Rio de Janeiro por meio da Democracia Cristã (DC), partido do qual ele faz parte.
Entretanto, o diretório fluminense do partido havia publicado uma nota nesta tarde para esclarecer que ainda não havia definido os candidatos para o posto. “Witzel é um bom nome, mas oficialmente o partido não definiu apoio ou lançamento de nenhuma outra candidatura ao Governo, que não seja a de Renato Cozzolino”, dizia a publicação.
Continua depois da publicidade
Witzel, por sua vez, declarou ter recebido “com imensa honra e senso de responsabilidade” o convite de Rebelo, e afirmou em nota que pretende conversar com os dirigentes estaduais do partido para passar a fazer parte do DC.
“Compreendo que movimentações políticas geram ruídos e que há vozes, inclusive dentro da legenda no estado, que buscaram questionar o processo. No entanto, a palavra de Aldo Rebelo é clara e foi reafirmada por ele: o convite está feito”, disse o ex-governador do Rio.
Continua depois da publicidade
“Minha postura é de absoluto respeito às instâncias do partido. Nos próximos dias, dedicarei meu tempo ao diálogo aberto com o diretório estadual do DC, buscando ouvir lideranças, militantes e todos aqueles que desejam construir uma alternativa séria para o Rio de Janeiro.”
Em outro trecho, Witzel explicou que aceitar o convite de Rebelo “é a consolidação de uma aliança programática, que coloca em primeiro plano os interesses do povo fluminense e brasileiro”, visto que ambos possuem valores em comum.
“Somos conservadores nos valores, defendendo a família, a ordem e a segurança; e somos desenvolvimentistas na práxis, acreditando no potencial produtivo do Brasil e na geração de emprego e renda como ferramentas de transformação social”, disparou o ex-mandatário.
Continua depois da publicidade
Em dezembro de 2025, Wilson Witzel afirmou com exclusividade à Gazeta de S. Paulo, do grupo GMG, do qual o Diário do Litoral pertence, que seria pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro e manifestou que já estava conversando com alguns partidos do qual possui interesses semelhantes.
O ex-governador fluminense sofreu impeachment do cargo em meados de 2021, algo que considerou ter sido uma injustiça. Ele acredita que se tornou alvo da oposição por desagradar grupos poderosos da política fluminense.
Agora, Witzel pretende obter o apoio do centro e da direita, inclusive do bolsonarismo, antes de retornar ao Palácio da Guanabara.
Continua depois da publicidade
"Nos últimos dias, minha agenda política tem sido pautada por diálogos construtivos para o futuro do Rio de Janeiro e do Brasil. Diante das notícias veiculadas e das especulações sobre minha filiação e candidatura ao governo do estado pelo Democracia Cristã (DC), venho a público prestar os devidos esclarecimentos e reafirmar meu compromisso com um projeto de nação.
Recebi com imensa honra e senso de responsabilidade o convite formalizado pelo experiente político e patriota Aldo Rebelo, atual pré-candidato à Presidência da República pelo DC. Aceitar este convite para encabeçar a chapa estadual é um passo que vai além da política tradicional; é a consolidação de uma aliança programática, que coloca em primeiro plano os interesses do povo fluminense e brasileiro.
Aldo Rebelo é um nome de trajetória ímpar na vida pública nacional. Trata-se de um brasileiro dedicado, com vasta biografia política, que sempre defendeu a soberania nacional, o desenvolvimento da indústria e da tecnologia, e o equilíbrio entre as forças do mercado e o papel estratégico do Estado. Nossa aliança é, sobretudo, ideológica: somos conservadores nos valores, defendendo a família, a ordem e a segurança ; e somos desenvolvimentistas na práxis, acreditando no potencial produtivo do Brasil e na geração de emprego e renda como ferramentas de transformação social.
Continua depois da publicidade
Compreendo que movimentações políticas geram ruídos e que há vozes, inclusive dentro da legenda no estado, que buscaram questionar o processo. No entanto, a palavra de Aldo Rebelo é clara e foi reafirmada por ele: o convite está feito, e a composição do diretório estadual será conduzida com o zelo, a calma e a transparência necessários para que possamos construir uma chapa forte e alinhada com os anseios da população.
Portanto, minha postura é de absoluto respeito às instâncias do partido. Nos próximos dias, dedicarei meu tempo ao diálogo aberto com o diretório estadual do DC, buscando ouvir lideranças, militantes e todos aqueles que desejam construir uma alternativa séria para o Rio de Janeiro. A meta é uma só: alinhar expectativas, unir esforços e preparar um projeto que resgate nosso estado das mazelas da corrupção e da má gestão, em sintonia com o projeto nacional de Aldo Rebelo.
Que fique claro: não se trata de uma aventura política, mas de um movimento planejado, com base em princípios e com a certeza de que o Rio de Janeiro precisa de gestores competentes e de uma aliança nacional que tire o país da crise moral e econômica.
Continua depois da publicidade
Seguimos em frente, com fé em Deus e determinação.
Wilson Witzel."