TENSÃO

Vídeo: 'Nós vamos morrer, mas ele não sobe a rampa' dizem bolsonaristas em Brasília

Grupos de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro tentaram invadir casas de generais após discurso de Mourão

Joe Silva

Publicado em 01/01/2023 às 10:51

Atualizado em 01/01/2023 às 11:02

Compartilhe:

Bolsonaristas protogonizam episódio de tensão com o Exército em Brasília / Reprodução/Metrópoles

Um grupo de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou invadir neste sábado (31) as casas de generais do exército em Brasília após a transmissão do discurso do general Mourão. Em rede nacional, incluindo rádio e TV, o então presidente em exercício criticou “lideranças” que, por meio do “silêncio” e do “protagonismo inoportuno e deletério”, contribuíram para um “clima de caos”.

O discurso de Mourão foi interpretado pelos bolsonaristas como uma mensagem de "desistência" uma vez que citou a alternância de poder como "saudável". Além disso, segundo o portal Metrópoles, o tom das falas do número dois do governo de direita foi recebido como crítica a Bolsonaro.

Após a fala, acompanhada pelos manifestantes que estavam no quartel general do exército, alguns dos grupos se dirigiram à área militar onde ficam as casas dos generais da corporação, na intenção de invadir o local. A tropa de choque do exército precisou ser acionada e o episódio rendeu as cenas de tensão, com críticas dos golpistas às Forças Armadas. Assista abaixo:

Bolsonaristas radicais tentam invadir casas de generais do exército e são contidos por tropa de choque. Vídeo: Metrópoles

 

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram alguns manifestantes gritando frases como: "As Forças Armadas nos abandonaram". Um apoiador do ex-presidente que diz no vídeo ter medo de apanhar e "levar bala" de agentes.

No mesmo vídeo, outro homem diz "Nós vamos morrer, mas ele não sobre a rampa", em referência à posse de Luís Inácio Lula da Silva (PT) que acontece neste domingo às 14h30, também em Brasília. 

Bolsonaro vai aos EUA e se cala

O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou na noite desta sexta-feira (30) em Orlando, nos Estados Unidos e apresentou comportamento diferente do habitual com relação aos seus apoiadores. Não houve conversa para aqueles que o esperavam no local de desembarque na cidade da Flórida.

Em um vídeo do portal Terra Brasil Notícias, o líder de direita aparece caminhando pela mansão do lutador de MMA José Aldo Júnior. Mesmo diante de gritos de pedidos de atenção feitos por bolsonaristas, o atual mandatário do Executivo nacional preferiu o silêncio.

Em um determinado momento do vídeo, apoiadores pedem que o presidente fale com eles, mas têm o pedido ignorado pelo político. Assista:

Bolsonaro chega aos EUA e evita contato com apoiadores. Vídeo: Terra Brasil Notícias

 

Segundo informações da Revista Fórum, Bolsonaro teria orientado um de seus seguranças a informar seus apoiadores que estava cansado. Ele ficará hospedado no condomínio de luxo Encore Resort at Reunion em Kissimmee. O site informa ainda que, durante o trajeto de voo, o presidente teria solicitado que o avião evitasse o território da Venezuela.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter