Política

Vazamento em hospital causa mancha de óleo no Lago Paranoá, em Brasília

A mancha chegou a ter um raio de aproximadamente três quilômetros conforme informaram, mais cedo, autoridades que cuidavam do problema

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 17/10/2013 às 17:41

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

 O vazamento de óleo que atingiu nesta quinta-feira (17) o Lago Paranoá, em Brasília, teve origem em uma caldeira do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), informou o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Nilson Martorelli. A mancha chegou a ter um raio de aproximadamente três quilômetros conforme informaram, mais cedo, autoridades que cuidavam do problema.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Redes de contenção com capacidade para absorver material poluente serão instaladas até o fim desta tarde. O equipamento que será utilizado na operação, da empresa Transpetro, estava em Goiânia e chegou em Brasília. Não há no Distrito Federal máquinas disponíveis para tal atividade.

O Lago Paranoá amanheceu nesta quinta-feira (17) com mancha de óleo (Foto: Agência Brasil)

O foco do vazamento foi identificado perto de uma galeria pluvial, de onde partiu o trabalho de identificação da origem do material poluente. As ações para contenção do vazamento começaram nesta manhã. Em um primeiro momento, equipes do Instituto Brasília Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Marinha e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizaram uma contenção emergencial na galeria pluvial, para tentar reduzir a vazão de óleo no Lago. Mais cedo, o superintendente de Licenciamento e Fiscalização do Instituto Brasília Ambiental, órgão do Governo do Distrito Federal, Aldo Fernandes, disse estar convicto de que o acidente trará danos para a flora e a fauna da região.

Continua depois da publicidade

O HRAN é um hospital público, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. A unidade já foi multada em junho de 2012, também por problemas de vazamento de material poluente de suas caldeiras. O hospital começou a ser construído em 1972 e teve as obras interrompidas em 1975. Em 1980, as obras foram retomadas e a inauguração ocorreu em 1984. Trata-se de uma importante unidade de saúde no Distrito Federal e também para regiões vizinhas ao DF.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software