Política

Trump anuncia taxação de 50% em produtos brasileiros por causa de Bolsonaro

Presidente dos EUA disse, em carta, que perseguição ao ex-presidente pelo STF seria um dos motivos da decisão

Jeferson Marques

Publicado em 09/07/2025 às 18:43

Atualizado em 09/07/2025 às 19:21

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Trump compra a briga entre STF e Bolsonaro e prejudica o Brasil com taxação / Reprodução/Twitter/Jair Bolsonaro

Continua depois da publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou ao presidente Lula no final da tarde dessa quarta-feira (09) uma carta onde anuncia a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, e cita a "perseguição" do STF ao ex-presidente Jair Bolsonaro como uma das razões da sua decisão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No documento Trump explica que, a partir de 1º de agosto, as exportações de produtos brasileiros para os EUA serão taxadas em 50%, separadamente às tarifas setoriais já aplicadas ao aço e alumínio brasileiros, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Trump celebra sucesso de bombardeio; Irã responde com ameaças

• Além de romper com Trump, Musk vê chineses superarem sua tecnologia de internet

• Trump proíbe a entrada de estrangeiros de 12 países nos Estados Unidos

Reunião

Lula convocou uma reunião de emergência para tratar da taxação.

Participam do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Fernando Haddad (Fazenda).

Continua depois da publicidade

Briga antiga

Não é de hoje que Trump tem ameaçado todo o mundo com taxações que mais parecem um jogo de ego ferido do que ações comerciais estratégicas, de fato, e tem o Brasil como foco por conta da briga do ex-presidente Jair Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Na mesma carta, aliás, Trump diz à Lula que o Brasil não tem sido "bom" para os Estados Unidos, e cita a narrativa da suposta perseguição do STF ao ex-presidente Bolsonaro, que está inelegível, justificando a nova e absurda tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras, o que prejudicará muito o país.

O presidente americano diz que estão fazendo uma "caça às bruxas" contra Jair Bolsonaro e em tom de ordem diz que isso precisa parar imediatamente, além de também mencionar que o STF estaria censurando as plataformas de mídias sociais americanas.

Continua depois da publicidade

“A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, disse. “Este julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”, disse.

Recentemente Trump viu um dos deus principais apoiadores, Elon Musk, deixar seu governo e, desde então, o está ameaçando de retaliações.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software