X

Política

Servidores municipais poderão ser obrigados a se vacinarem em Santos

Da Reportagem

Publicado em 12/08/2021 às 18:56

Atualizado em 13/08/2021 às 13:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Medida atinge todos os servidores e agentes públicos dos poderes executivo e legislativo / Divulgação/PMSV

Servidores municipais que não optaram a se vacinar contra a Covid-19 poderão ser obrigados em Santos. Na sessão desta quinta-feira (12), o vereador Benedito Furtado apresentou um projeto de lei complementar neste sentido. A medida atinge todos os servidores e agentes públicos dos poderes executivo e legislativo, bem como aos funcionários das empresas ou pessoas que prestem serviço ao município.

De acordo com o parlamentar, há diversas reclamações de funcionários públicos que são obrigados a trabalhar com outros profissionais que alegam não terem optado pela vacinação contra a COVID-19 por convicções pessoais.

Apesar da Constituição Federal dar o direito de cada indivíduo exercer suas escolhas, muitos prefeitos têm decretado a obrigatoriedade da vacina aos funcionários públicos. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o Estado pode determinar aos cidadãos que se submetam, compulsoriamente, à vacinação contra a Covid-19, o que está previsto na Lei 13.979/2020.

O entendimento foi firmado no julgamento conjunto das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 6586 e 6587, que tratam unicamente de vacinação contra a Covid-19, e do Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1267879, em que se discute o direito à recusa à imunização por convicções filosóficas ou religiosas.

"Em seu voto, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do ARE 1267879, destacou que, embora a Constituição Federal proteja o direito de cada cidadão de manter suas convicções filosóficas, religiosas, morais e existenciais, os direitos da sociedade devem prevalecer sobre os direitos individuais. Com isso, o Estado pode, em situações excepcionais, proteger as pessoas, mesmo contra sua vontade - como, por exemplo, ao obrigar o uso de cinto de segurança", justifica o parlamentar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Decisão

Vila Pantanal: Justiça multa Prefeitura e COHAB-Santista

Ao ingressar com a ação, o MP-SP apresentou documentos e laudos de inquérito civil de 1998

Esportes

Pela Libertadores, o São Paulo vence Talleres em meio a clima de confusão

Com o resultado, a equipe de Luis Zubeldía encerra a fase com 13 pontos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter