Política

Senado avança no debate sobre o fim da escala 6x1 e redução da jornada de trabalho

Proposta já foi aprovada na CCJ e aguarda votação no plenário

Por Francisco Aloise, de Brasília

Publicado em 17/03/2026 às 17:49

Atualizado em 17/03/2026 às 17:49

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Senado Federal intensificou o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Continua depois da publicidade

O Senado Federal intensificou o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1, acompanhando a discussão em curso na Câmara dos Deputados. A proposta prevê a redução da jornada semanal para 36 horas, sem corte de salários.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A medida está prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 148/2015), de autoria do senador Paulo Paim, que já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda votação no plenário da Casa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• México reduz jornada de trabalho para 40 horas semanais e entra em posição histórica

• Fim da jornada 6x1: Setor produtivo pode perder R$ 88 bilhões com mudança na lei

• Hotel de luxo mais icônico do Brasil adota a escala 5x2 para 90% dos funcionários

Durante pronunciamento realizado nesta semana, o parlamentar destacou a importância de ampliar o debate sobre o tema, ressaltando que a mudança atende a uma demanda crescente da sociedade. 

Segundo dados divulgados pela Agência Senado, ele citou pesquisa do Instituto Datafolha que aponta que 71% dos brasileiros são favoráveis à redução do número de dias trabalhados por semana, sem diminuição salarial.

Continua depois da publicidade

Veja também: Redução da jornada de trabalho deve ser votada até maio no Congresso Nacional

O senador enfatizou que a proposta envolve questões como qualidade de vida, direito ao descanso e equilíbrio entre produtividade e dignidade do trabalhador.

“A pesquisa do Datafolha revela outro dado importante: mesmo entre aqueles que trabalham seis ou sete dias por semana, 68% apoiam a redução da jornada”, afirmou.

Continua depois da publicidade

Ele acrescentou que o apoio é ainda maior entre trabalhadores que já atuam no modelo 5x2. “Entre os que trabalham até cinco dias por semana, o apoio chega a 76%. Isso demonstra que não estamos diante de um tema ideológico ou partidário, mas de uma demanda social crescente”, disse.

Paulo Paim também reforçou que a PEC de sua autoria propõe a redução da jornada semanal de 44 para 36 horas, mantendo os salários e valorizando a negociação coletiva.

“A proposta dialoga com essa realidade: busca reduzir a jornada, preservar os salários e fortalecer a negociação coletiva, garantindo avanços com responsabilidade social e equilíbrio econômico. Não se trata de retirar direitos, mas de valorizar o trabalho humano”, concluiu.

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software