Continua depois da publicidade
A próxima etapa da obra de restauro da fachada do Palácio José Bonifácio, sede do Executivo santista, será a troca do telhado do 4º andar, programada para começar em 15 dias. Como acontece no telhado do 5º andar, já em fase de conclusão, a estrutura de madeira será trocada pela metálica, e as telhas voltarão a ser de barro, como eram originalmente.
Conforme o arquiteto Ronald do Couto Santos, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, responsável pela supervisão da obra, cerca de 20 homens trabalham em várias frentes. Atuam, principalmente, na recomposição da textura original da fachada e dos caixilhos das janelas e portas de varandas. Elementos decorativos ao redor do prédio também são reconstituídos, assim como as peças metálicas das janelas, que são polidas e envernizadas.
A obra incluirá instalação de sistema de drenagem nos aparelhos de ar-condicionado para evitar gotejamento e manchas na fachada. Após a recuperação e lavagem, o prédio receberá aplicação de hidrofugante, uma espécie de selador que protege das ações do tempo. O custo está orçado em R$ 3,2 milhões, provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias.