Política

R$ 10 milhões reforçam Operação Verão, saúde e apoio à causa autista no litoral

Verba vai custear apoio policial; deputada pede reforço na saúde no verão e anuncia Centros TEA na Baixada e no Vale do Ribeira

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 17/12/2025 às 17:10

Atualizado em 17/12/2025 às 17:14

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Segundo Solange Freitas, os recursos serão utilizados para custear alojamento e alimentação dos agentes / Divulgação

Continua depois da publicidade

Durante discurso no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta quarta-feira (17), a deputada estadual Solange Freitas (União) anunciou a destinação de R$ 10 milhões para apoiar as prefeituras da Baixada Santista na estruturação da Operação Verão 2025/2026.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O reforço no policiamento começou em 15 de dezembro e segue até 20 de fevereiro, com 2.643 policiais militares e 317 viaturas atuando na região.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Peruíbe inicia Operação Verão com reforço recorde na segurança pública

• Santos proíbe vidro no comércio ambulante durante a Operação Verão

• Cidade do litoral inicia maior Operação Verão com reforço inédito na segurança

Segundo a parlamentar, os recursos serão utilizados para custear alojamento e alimentação dos agentes, aliviando os cofres municipais durante a alta temporada.

A demanda foi apresentada por prefeitos da região em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), realizada em 22 de outubro.

Continua depois da publicidade

Veja também: Cidade do litoral inicia maior Operação Verão com reforço inédito na segurança

“Os prefeitos estavam muito preocupados com os custos da Operação Verão. Propus a verba, que foi aprovada no orçamento, e agora estamos alinhando com a Secretaria de Segurança a melhor forma de aplicação”, afirmou.

Além da segurança, Solange Freitas reforçou a necessidade de investimentos emergenciais em saúde para a Baixada Santista, Vale do Ribeira e Litoral Norte, que recebem milhões de turistas no período.

Continua depois da publicidade

A expectativa é que 4,6 milhões de veículos passem pelo sistema Anchieta-Imigrantes até o fim do carnaval, podendo representar até 20 milhões de pessoas na região.

“Com esse volume, as unidades de saúde ficam superlotadas. Solicitei ao governador e à Secretaria de Saúde um reforço que chamo de ‘Operação Verão na Saúde’”, disse, alertando para viroses e doenças típicas da estação.

Veja também: Bertioga inicia Operação Verão nesta segunda (15) com reforço de 214 policiais

Continua depois da publicidade

A deputada também celebrou a aprovação de duas indicações voltadas à causa autista, uma de suas principais bandeiras desde o início do mandato, em 2023. Os recursos viabilizam a construção de dois Centros TEA, um na Baixada Santista e outro no Vale do Ribeira, com atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. “Precisamos ampliar a rede de diagnóstico, tratamento e apoio educacional às famílias atípicas”, concluiu.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software