X

Política

PT veta oposição firme a Alckmin, diz deputado

O ex-líder do partido João Paulo Rillo se queixa de interferência da cúpula da sigla, que prefere a conciliação ao confronto com os tucanos

Publicado em 15/03/2015 às 11:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os deputados estaduais de São Paulo dão início hoje a uma nova legislatura na Assembleia Legislativa e o PT de novo vive em atrito sobre a forma de se opor ao governo Geraldo Alckmin (PSDB). O ex-líder do partido João Paulo Rillo se queixa de interferência da cúpula da sigla, que prefere a conciliação ao confronto com os tucanos.

Rillo atribui ao presidente estadual do PT, Emídio de Souza; ao prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho; e ao ministro da Saúde e ex-secretário dessa cidade, Arthur Chioro, a articulação para que a bancada - reduzida de 22 para 14 deputados - adote uma postura menos combativa. Após a reeleição de Alckmin em 1.º turno, apesar da crise hídrica e da alta dos furtos e roubos no Estado, setores do partido atribuíram a terceira colocação de Alexandre Padilha na disputa à "oposição light" da bancada na Assembleia.

"Uma forma de oposição está sendo vetada. Talvez eles (Chioro, Marinho e Emídio) considerem mais adequado uma linha mais conciliatória. Mas eles precisam falar sobre isso, admitir, jogar aberto", disse Rillo na sexta-feira, ao deixar a liderança.

PT veta oposição firme a Alckmin, diz deputado (Foto: Edson Lopes Jr)

Segundo o parlamentar, o trio interferiu na escolha de nomes como o do deputado Enio Tatto para a 1.ª Secretaria, posto responsável pela administração da Casa. O PT costuma ser contemplado com essa função nos acordos partidários para que o PSDB eleja o presidente - hoje o escolhido é Fernando Capez.

O petista também reclamou da intervenção do trio na escolha do novo líder da bancada, o deputado Geraldo Cruz.

Desunião

Por meio de sua assessoria de imprensa, Emídio disse que "não discute questões internas pelos jornais". Também via assessoria, Marinho não quis se pronunciar. Mas o prefeito manifestou a aliados sua irritação com as declarações de Rillo. Os assessores de Chioro não conseguiram contato com o ministro até a edição ser concluída.

Outros deputados petistas ouvidos pelo Estado rebateram Rillo e disseram que o PT fará oposição firme e sistemática a Alckmin, apesar da bancada menor.

Para Luiz Cláudio Marcolino, antecessor de Rillo na liderança, o problema foi de comando. "A gestão de Rillo na liderança desestruturou a bancada. Ele não trabalhou para ter uma unidade interna. Agora é preciso reconstruir a unidade para não ter apenas uma oposição individualizada", afirmou Marcolino. "Oposição de forma isolada enfraquece."

Para o líder do governo, Barros Munhoz (PSDB), Rillo ficou em posição minoritária no partido. "Você tem várias maneiras de fazer oposição. Eles (deputados do PT) fazem uma oposição possível, a meu ver."

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Lendário dublador José Santa Cruz, morre aos 95 anos

Ele era conhecido pelas vozes de personagens como J. Jonah Jameson, Magneto, Dino da Silva Sauro e Rúbeo Hagrid

Santos

Cerveja de Santistas faz sucesso e chega aos EUA

Chegar a esta importante marca internacional da empresa não foi fácil, como revelam os sócios da Everbrew, Renê Santos e Célio Ongaro Júnior

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter