Trump e Lula trocaram elogios durante reunião dessa manhã / Reprodução/Youtube
Continua depois da publicidade
Em Kuala Lumpur, durante a cúpula regional, Lula e Trump conversaram por cerca de 45 minutos e concordaram em iniciar sem demora negociações entre Brasil e Estados Unidos para resolver a questão das tarifas elevadas impostas por Washington a produtos brasileiros, bem como das sanções aplicadas a autoridades do Brasil.
Após o encontro, o presidente brasileiro afirmou que a reunião foi “franca e construtiva” e que as equipes de ambos os países irão se reunir imediatamente para traçar um cronograma de trabalho. Já o presidente americano declarou que acredita ser possível fechar “bons acordos para ambos os lados”.
Continua depois da publicidade
Na pauta de discussões estão o mapeamento de setores afetados, a revisão das tarifas, o pedido do Brasil para suspensão temporária das taxas enquanto vigem as negociações, além das sanções que atingiram autoridades brasileiras. Também foram tratados temas diplomáticos mais amplos, como a proposta do Brasil para que a América do Sul funcione como uma zona de paz.
Com este passo, a expectativa é que a relação entre os dois países entre numa nova fase — menos marcada por atritos, mais voltada para o comércio e cooperação. Trump, inclusive, disse que virá ao Brasil.
Continua depois da publicidade
A iniciativa abre caminho para que temas econômicos — como exportações agrícolas e industriais brasileiras — sejam debatidos com prioridade, restabelecendo previsibilidade para o setor empresarial e reforçando a força do Brasil em negociações externas.