X

DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Petista é criticado por dizer que única obra de prefeito foi 'eleger a mulher'

Luiz Fernando foi criticado por minimizar papel da mulher na política, como se deputada fosse meramente uma 'obra' do prefeito de São Bernardo

Bruno Hoffmann

Publicado em 19/07/2023 às 22:01

Atualizado em 20/07/2023 às 10:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Luiz Fernando Teixeira / Divulgação/Alesp

O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), pré-candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, foi criticado após dizer que a maior obra do atual prefeito, Orlando Morando (PSDB), foi “eleger e reeleger” a sua mulher, a deputada estadual Carla Morando (PSDB).

“A única grande obra de Morando foi eleger e reeleger a mulher. Foi o único projeto dele”, afirmou Luiz Fernando, em entrevista ao “Diário do Grande ABC”, publicada nesta quarta-feira.

Depois da repercussão da reportagem, o parlamentar entrou em contato com a Gazeta de S. Paulo e com o Diário do Litoral e afirmou que "em nenhum momento quis praticar qualquer tipo de discriminação ou ofensa contra a deputada citada". "Reafirmo meu compromisso com as políticas públicas voltadas às mulheres, a sua inclusão, respeito e igualdade, e também na defesa de maior participação feminina na política", disse ele. Leia a nota na íntegra ao fim deste texto.

Aliados de Carla e de Orlando criticaram a fala do petista, principalmente por minimizar o papel da mulher na política, como se Carla fosse meramente uma “obra” de Morando.

“Ele pode ser oposição, está no direito dele. Só não pode falar que uma mulher reeleita é uma obra, como se ela não tivesse relevância nenhuma e dependesse do marido. Foi uma fala horrível”, disse uma fonte do PSDB à coluna.

Orlando é prefeito do município do Grande ABC pelo segundo mandato seguido, ao desbancar Luiz Marinho (PT) em 2016. Já Luiz Fernando teve o nome confirmado pela federação formada por PT, PV e PCdoB e vai disputar a prefeitura em 2024, de olho na força histórica da legenda na região.

“A eleição [presidencial] mostra que São Bernardo se repactuou com o PT”, disse Luiz Teixeira na entrevista ao “Diário do Grande ABC”, ao lembrar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu no município, além dos atuais ministros Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB), então candidatos ao governo paulista e ao Senado com apoio de Lula.

Veja a nota do deputado sobre a fala ao "Diário do Grande ABC":

"Sobre a entrevista publicada pelo Diário do Grande ABC nesta quarta-feira, destaco que em nenhum momento quis praticar qualquer tipo de discriminação ou ofensa contra a deputada citada.

Reitero que a crítica foi no sentido de que o atual prefeito de São Bernardo prevaricou em seus governos com a saúde, assistência social, atenção às políticas em defesa das crianças e adolescentes, a cultura, o esporte, a segurança pública, a geração de emprego, etc, focando, quase integralmente, em articulação política em prol das pré campanhas e campanhas de sua esposa.

Que nenhum projeto novo trouxe, a não ser dar continuidade aos projetos e às obras de Luiz Marinho. A única mudança e novidade foi lançar sua esposa na política.

Reafirmo meu compromisso com as políticas públicas voltadas às mulheres, a sua inclusão, respeito e igualdade, e também na defesa de maior participação feminina na política".

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Suspeitos de lavagem de dinheiro para o PCC são presos em Praia Grande

Segundo investigações, o trio comandava um esquema de fraudes para lavar dinheiro do tráfico de drogas, utilizando imóveis e contas em bancos digitais

Esportes

O futebol continua! Veja os campeonatos que não terão paralisação

Times gaúchos estão envolvidos nos principais torneio do futebol brasil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter