“Metropolizar passa por uma ligação seca”, afirma Duíno Fernandes

Pré-candidato a prefeito pelo PSC, em Guarujá, o engenheiro acredita que o túnel ligando o município a Santos é crucial

É nisso que acredita o engenheiro e atual vice-prefeito de Guarujá Duíno Verri Fernandes, pré-candidato pelo PSC. Com larga experiência na engenharia civil – participou de obras como a construção do estádio de futebol Mané Garrincha, o prédio anexo ao Palácio do Planalto, a Avenida Portuária (Mário Covas) de Santos e dezenas de outras espalhadas na região e no Brasil – Duíno acredita que sua experiência profissional e política pode resgatar a autoestima da cidade.

Continua após a publicidade

“Tenho orgulho muito grande de ter recebido o Prêmio DecorNews de Valorização Profissional Personallitté como o engenheiro que mais fez obras públicas na história da Baixada Santista. Eu planejo desde 1983 e preciso realizar meu grande projeto que é metropolizar Guarujá e o desenvolvimento passa inevitavelmente por uma ligação seca, que define tudo. Uma secretária, em Guarujá, ganha R$ 880,00. Atravessou para Santos, passa a ganhar R$ 1.200,00. Isso é somente um exemplo. O salário médio do Guarujá é o menor da Baixada. Então, o túnel submerso é fundamental”, afirma.

Perimetral

Continua após a publicidade

Duíno também pretende otimizar o conjunto da perimetral envolvendo o porto, o túnel (entre Santos e Guarujá) e aeroporto. “Já conseguimos traçar um anel para receber as cargas pesadas e a Rua do Adubo, por exemplo, voltará a ser residencial. Vamos voltar a fomentar o emprego na cidade por intermédio do retroporto e trazendo empresas para a cidade”, garante o pré-candidato.

Sobre a grande quantidade de pré-candidatos, Duíno acredita que isso se dá por conta da má gestão. “Hoje, todo mundo acha que é capaz de administrar Guarujá. De qualquer forma, todos têm direito de se candidatar, mas poucos têm condições de administrar. É preciso ter serviços prestados à comunidade, é preciso pensar de forma coletiva.

Continua após a publicidade

Roda econômica

O vice-prefeito afirma que tem que fazer a roda econômica girar. Ele também garante que a cidade sob sua gestão receberá um choque de zeladoria. “Precisamos melhorar a iluminação pública que, consequentemente, trará mais segurança. É a maior obra social. Voltando à perimetral, a Codesp já aprovou investimentos de R$ 300 milhões. Vamos demolir a ponte do Rio Santo Amaro e construir um viaduto para facilitar o tráfego. Vamos trazer uma alfândega para a cidade. Vicente de Carvalho, que tem o segundo maior comércio da Baixada, passará a ser o primeiro”, afirma.

Continua após a publicidade

O pré-candidato garante que ao se tornar candidato e, futuramente prefeito, vai investir na mobilidade urbana como forma de melhorar a vida econômica das pessoas, no aumento de renda e na integração social. “Vou fomentar clubes de bairro, conveniados com a Prefeitura, para proporcionar cultura e lazer às famílias”.