X

ELEIÇÕES 2022

Mais de 80% dos eleitores não sabem em quem votar para deputado em SP

Exclusivo: Guilherme Boulos lidera pesquisa para deputado federal, seguido por Eduardo Bolsonaro; Bruna Furlan e Janaina Paschoal são as preferidas para a Alesp

Bruno Hoffmann

Publicado em 05/05/2022 às 15:42

Atualizado em 05/05/2022 às 15:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nomes mais lembrados para deputado estadual e federal em pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa em SP

A grande maioria dos eleitores do estado de São Paulo não sabe em quem votar  para deputado estadual e federal nas eleições marcadas para 2 de outubro deste ano. De acordo com a pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa, 86,67% dos paulistas estão indecisos em quem depositar o voto para deputado estadual. Já para deputado federal há uma indefinição um pouco menor: 83,5 dizem não ter escolhido ainda o candidato.

Encomendada pelo Grupo Gazeta de S. Paulo (responsável pelos jornais Gazeta de S. Paulo e Diário do Litoral), a pesquisa Govnet/Opinião Pesquisa  foi realizada por meio de entrevistas pessoais domiciliares e abordagem telefônica com 800 eleitores. O período de realização da coleta de dados foi entre 20 e 25 de abril de 2022. A margem de erro para o total da amostra é de 3,5%, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Segundo o levantamento, o nome preferido dos paulistas para o cargo de deputado federal é o de Guilherme Boulos (PSOL), que anunciou em março ter desistido de concorrer ao Governo de São Paulo para buscar uma vaga na Câmara dos Deputados. O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi o preferido por 1,2% dos respondentes.

Na sequência, os mais bem colocados para deputado federal por São Paulo são Eduardo Bolsonaro (PL, com 0,73% da preferência), Celso Russomanno (Republicanos, 0,61%), Carla Zambelli (PL, 0,49%), Sergio Moro (União Brasil, 0,37%), Marco Feliciano (PL, 0,24%), Roberto Alves (Republicanos, 0,24%) e Simone Marqueto (MDB, 0,24%).

Já 16 nomes estão empatados numericamente com 0,12% da preferência cada um: Baleia Rossi, Cândido Vaccarezza, David Soares, Denis Andia, Eli Corrêa Filho, Eliel Miranda, Elvis Cezar, Guiga Peixoto, Ivan Valente, José Serra, Marcos Pereira, Mariana Janeiro, Rosana Valle, Sâmia Bomfim, Vicente Cândido e Zacharias Calil.

A "legenda do PT" foi a resposta de 0,24% dos respondentes , além de 0,61% terem escolhido outros nomes. Já 9,54% pretendem anular o voto para deputado federal.

Deputado estadual

De acordo com a Govnet/Opinião Pesquisa, 86,67% dos eleitores ainda não sabem em quem depositar a confiança nas urnas para o cargo de deputado estadual. Por outro lado, os paulistas colocam duas mulheres na liderança do levantamento: a deputada federal Bruna Furlan (PSDB) e a deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB). Ambas pontuam com 0,24% da preferência eleitoral.

Bruna Furlan está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Advogada de formação, ela nasceu em Barueri e é pós-graduada em Gerenciamento de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). 

A jurista Janaina Paschoal ganhou notoriedade por ser uma das autoras do pedido de impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). Ela conquistou uma vaga à Alesp em 2018 como a candidata a deputada mais votada da história do País, com cerca de 2 milhões de votos.

Depois das duas, 24 nomes somaram 0,12% da preferência eleitoral cada um: Aldo Demarchi, Alexandre Frota, André Soares, Barros Munhoz, Caio França, Carlão PT, Clodoaldo de Moraes, Delegado Olim, Edna Macedo, Fernando Cury, Gilmaci Santos, Godim, Isa Penna, Jooji Hato, Jorge Caruso, Marcelo Lima, Márcia Lia, Márcio da Farmácia, Murilo Felix, Rafael Silva, Reinaldo Alguz, Ricardo Tripoli, Sâmia Bomfim e Tenente Coimbra.

A mesma porcentagem, 0,12%, responderam "legenda do PT" e escolheram outros nomes. Já 9,6% garantem que vão anular o voto.

Crédito das fotos: Guilherme Boulos: Bruna Grassi/Brazil Photo Press/Folhapress; Eduardo Bolsonaro: Wilson Dias/Agência Brasil; Janaina Paschoal/Alesp; Bruna Furlan: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter