Com 79,92 pontos em uma escala de 0 a 100, Lula apresentou o maior score global do período / Marcelo Camargo/AB /Jefferson Rudy/AS
Continua depois da publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva registrou o maior Índice de Relevância das Redes (IR² Nexus) em 2025 entre os principais nomes cotados para a disputa presidencial. O levantamento foi realizado pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados e analisou o desempenho digital de 11 possíveis candidatos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.
A avaliação considerou Instagram, X, Facebook, YouTube e TikTok. O ex-presidente Jair Bolsonaro não entrou na análise por estar preso, proibido de utilizar redes sociais e inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Continua depois da publicidade
Com 79,92 pontos em uma escala de 0 a 100, Lula apresentou o maior score global do período. O IR² Nexus consolida métricas como frequência de publicações, alcance, engajamento e eficiência, aplicando pesos proporcionais à importância estratégica de cada plataforma.
Na sequência aparecem Eduardo Bolsonaro, com 62,42 pontos, e o senador Flávio Bolsonaro, com 57,71. Flávio, apontado como possível substituto do pai na disputa eleitoral, ampliou sua relevância digital ao longo do segundo semestre. Entre agosto e dezembro, seu índice mensal subiu de 35 para 77 pontos.
Continua depois da publicidade
Em dezembro, último mês da coleta, a média mensal de Flávio superou a de Lula. Ainda assim, no acumulado de 2025, o presidente manteve vantagem, com IR² global 38,5% superior ao do senador.
Na quarta colocação aparece o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com 28,77 pontos. O ranking segue com Ronaldo Caiado (14,46), Fernando Haddad (13,90), Romeu Zema (13,75), Ratinho Júnior (10,84), Ciro Gomes (9,68), Michele Bolsonaro (8,83) e Eduardo Leite (7,90).
Segundo análise da Nexus, embora Lula tenha liderado com folga no acumulado anual, o crescimento de Flávio Bolsonaro após o anúncio de sua pré-candidatura sinaliza que o ambiente digital tende a ser palco de forte polarização ao longo do ano eleitoral.
Continua depois da publicidade
Além da liderança no índice global, Lula aparece em primeiro lugar em três das cinco redes analisadas: TikTok, Instagram e Facebook. No YouTube e no X, ocupa a segunda posição, atrás de Eduardo Bolsonaro.
No TikTok, o presidente alcançou 97,98 pontos, mais que o dobro do segundo colocado, Flávio Bolsonaro, que obteve 42,36. Lula reúne 5,3 milhões de seguidores na plataforma, 643 publicações no período e mais de 11,5 milhões de interações.
No Instagram, Lula registrou 88,83 pontos, sustentado por 14,3 milhões de seguidores e cerca de 131 milhões de interações. Flávio aparece em segundo, impulsionado por maior frequência de postagens e volume expressivo de curtidas, alcançando 132,5 milhões de interações.
Continua depois da publicidade
No Facebook, Lula lidera com 83,21 pontos, ligeiramente à frente de Eduardo Bolsonaro, que somou 78,70. A vantagem é atribuída à maior base de seguidores, com 6,03 milhões, e desempenho consistente em engajamento.
Já no X, Eduardo Bolsonaro alcançou 79,80 pontos e liderou a plataforma com 4.619 publicações e mais de 46 milhões de interações. Lula ficou em segundo, com 67,28 pontos e a maior base de seguidores da rede, totalizando 9,8 milhões.
No YouTube, Eduardo também aparece na primeira colocação, com 94,09 pontos, destacando-se em curtidas, comentários e eficiência. Lula ocupa a segunda posição, com 60,74 pontos, 925 publicações e 1,56 milhão de inscritos.
Continua depois da publicidade
A Nexus utilizou ferramentas de social listening e coleta manual para reunir todas as publicações feitas ao longo de 2025 nos perfis dos 11 possíveis candidatos. Os resultados individuais de cada rede foram consolidados em um score final, considerando o peso estratégico de cada plataforma para o ecossistema digital de cada nome analisado.