Política

Litoral norte de SP aprova lei que obriga Sabesp a instalar válvula anti-ar

O projeto de autoria do vereador Maurílio Moreira (Agir) garante a instalação gratuita de dispositivos nos hidrômetros para evitar cobrança indevida de ar

Giovanna Camiotto

Publicado em 25/11/2025 às 21:40

Atualizado em 25/11/2025 às 22:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A lei promete assegurar maior justiça tarifária no fornecimento de água / Divulgação/CMC

Continua depois da publicidade

A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na semana passada o Projeto de Lei nº 85/25, de autoria do vereador Maurílio Moreira, que promete assegurar maior justiça tarifária no fornecimento de água. A nova lei torna obrigatória a instalação gratuita de válvulas eliminadoras de ar (anti-ar) nos hidrômetros residenciais e comerciais do município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O dispositivo deverá ser instalado pela Sabesp ou pela concessionária responsável pelo fornecimento de água em Caraguatatuba, sempre que solicitado pelo consumidor. O objetivo é garantir maior precisão na medição e, consequentemente, evitar possíveis cobranças indevidas do ar presente na tubulação.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Turistas fazem fila por água sagrada em gruta marcada por antiga lenda no litoral de SP

• Cidade do litoral paulista era atração nacional por suas casas de banho; relembre

• Cantor do Guns N' Roses foi 'adotado' por família do litoral de SP que vira pilar do sucesso

Durante a discussão em plenário, o autor do projeto destacou que a medida "assegura justiça tarifária, permitindo que a população pague somente pelo consumo real de água".

Outras pautas aprovadas

Na mesma 37ª Sessão Ordinária, outros projetos foram aprovados, incluindo:

Continua depois da publicidade

  • Projeto de Lei nº 80/25, que altera parcialmente a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.
     
  • Projetos de Resolução sobre a concessão de diárias, passagens e o regime de adiantamento de numerário da Câmara, de autoria do presidente Antonio Carlos Junior.
     
  • Em regime de urgência, foi aprovado o Projeto de Lei nº 91/25, do Executivo, sobre a aprovação do Plano de Contingência e Proteção de Defesa Civil de Caraguatatuba.

O Expediente ainda contou com a leitura de oito projetos e a aprovação de 19 requerimentos, além de uma moção de congratulação à Professora Betânia de Lima pelo destaque na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software