Política
O projeto de autoria do vereador Maurílio Moreira (Agir) garante a instalação gratuita de dispositivos nos hidrômetros para evitar cobrança indevida de ar
A lei promete assegurar maior justiça tarifária no fornecimento de água / Divulgação/CMC
Continua depois da publicidade
A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na semana passada o Projeto de Lei nº 85/25, de autoria do vereador Maurílio Moreira, que promete assegurar maior justiça tarifária no fornecimento de água. A nova lei torna obrigatória a instalação gratuita de válvulas eliminadoras de ar (anti-ar) nos hidrômetros residenciais e comerciais do município.
O dispositivo deverá ser instalado pela Sabesp ou pela concessionária responsável pelo fornecimento de água em Caraguatatuba, sempre que solicitado pelo consumidor. O objetivo é garantir maior precisão na medição e, consequentemente, evitar possíveis cobranças indevidas do ar presente na tubulação.
Continua depois da publicidade
Durante a discussão em plenário, o autor do projeto destacou que a medida "assegura justiça tarifária, permitindo que a população pague somente pelo consumo real de água".
Na mesma 37ª Sessão Ordinária, outros projetos foram aprovados, incluindo:
Continua depois da publicidade
O Expediente ainda contou com a leitura de oito projetos e a aprovação de 19 requerimentos, além de uma moção de congratulação à Professora Betânia de Lima pelo destaque na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2025.