Em alta tensão, Brasil vai às urnas neste domingo

Campanha presidencial chega à reta final de maneira quente; domingo à noite já se saberá se a faixa será de Lula ou de Bolsonaro

As zonas eleitorais estarão abertas em São Paulo das 8h às 17h

As zonas eleitorais estarão abertas em São Paulo das 8h às 17h | Arquivo/Agência Brasil

Nas eleições mais polarizadas da República brasileira, os eleitores vão às urnas neste domingo para escolher qual será o presidente do País, enquanto 12 estados, incluindo São Paulo, vão decidir também o nome do governador pelos próximos quatro anos. 

Continua após a publicidade

O fato mais importante é: domingo à noite já será possível saber se o dono da faixa presidencial será Jair Bolsonaro (PL) ou Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A campanha eleitoral, como se esperava, chega na reta final de uma maneira quente e conturbada. No último domingo (21) houve o momento mais tenso, quando o ex-deputado e aliado de Bolsonaro Roberto Jefferson (PTB) recebeu agentes da Polícia Federal a balas e granadas, que foram à sua casa, no interior do Rio, para cumprir uma ordem de revogar a sua prisão domiciliar, após ele chamar a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), de “prostituta”.

Continua após a publicidade

O presidente Bolsonaro tratou logo de afastar a clara associação entre ambos, disse que nunca havia tirado uma foto com Jefferson (o que não é verdade) e chegou a dizer que o aliado era “bandido”. Já Lula aproveitou para reforçar que Jefferson se tratava de  “uma fotografia do que acontece no governo Bolsonaro”.

No dia seguinte, veio o contra-ataque, quando o ministro das Comunicações, Fábio Faria, convocou uma coletiva para dizer que as inserções bolsonaristas, ou seja, as propagandas de rádio, têm sido boicotadas em algumas emissoras do Norte e do Nordeste do País, para favorecer o líder petista. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) viu diversas inconsistências nas supostas provas apresentadas, mas Bolsonaro dá indícios de que pode não aceitar uma eventual derrota nas urnas sob a justificativa de que teve menos tempo de propaganda de rádio pelo País.

Continua após a publicidade

As pesquisas eleitorais mostram uma vantagem apertada a Lula contra Bolsonaro. O Datafolha de quinta-feira (27), por exemplo, dá 49% ao petista contra 44% do líder conservador. Mas o resultado, como se sabe, só vale após a contagem dos votos.

O segundo turno ocorre neste domingo, 30 de outubro, em todo o País. Em São Paulo as zonas eleitorais estarão abertas das 8h às 17h e não haverá cobrança de tarifa na CPTM, Metrô, ônibus intermunicipais e coletivos municipais de diversas cidades. Os paulistas ainda precisão escolher entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). Campanhas que também estão tensas e com trocas mútuas de acusações. Essa é a cara – e, se espera, não o legado – das eleições de 2022.

Continua após a publicidade

Leia esta matéria também pelo site da Gazeta.