Continua depois da publicidade
Manoel Monteiro, que presidiu o diretório santista do Partido Republicano Paulista (PRP) nos últimos dois anos, se desfiliou ontem da legenda, encaminhando ofício à Justiça Eleitoral. Quem também saiu do partido foi o secretário-geral Horácio Augusto Martins Soares. Ambos estavam no partido há cerca de 15 anos.
Conforme a coluna Contraponto havia publicado na semana passada, Monteiro soube quase sem querer que havia sido retirado do cargo diretivo. Isso mesmo com o fato de, no último dia 17, ele ter participado do encontro regional da legenda, em Sorocaba, onde foi anunciado como dirigente.
Graças a uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Manoel Monteiro viu que havia sido afastado do cargo de presidente santista do PRP, legenda que tem um vereador em Santos, José Teixeira Filho, o Zequinha Teixeira, e cerca de 600 filiados.
Ao deixar o partido, Manoel Monteiro se recorda da pressão que recebeu para apoiar a candidatura do PSDB em Santos, que era uma dúvida na legenda, que chegou a estudar o apoio à candidatura do PMDB. A batida de martelo em favor dos tucanos foi dada pela direção estadual do PRP.
Para Monteiro, o apoio ao PSDB lhe custou a perda de emprego. Ele era motorista do então secretário municipal de Defesa da Cidadania, Paulo Murat, e foi afastado da vaga, quando foi feito o anúncio do apoio do PRP ao PSDB. Monteiro segue até hoje sem emprego.
Continua depois da publicidade