X

Política

Dirceu e mais três réus entregam passaportes ao STF

Acusados atenderam à determinação do relator da Ação Penal 470, Joaquim Barbosa.

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 10/11/2012 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu entregou ontem seu passaporte ao Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa do político atendeu à determinação do relator da Ação Penal 470, Joaquim Barbosa, que mandou recolher o documento dos 25 réus condenados no processo do mensalão.

De acordo com o gabinete de Barbosa, Dirceu se antecipou à ordem judicial. A assessoria do STF retificou a informação repassada anteriormente pelo gabinete de Barbosa. Os réus não serão intimados um a um para entregar o passaporte, e será considerada como notificação apenas a publicação da decisão no Diário da Justiça Eletrônico, que ocorreu ontem. Ainda de acordo com a assessoria, o prazo para entrega dos documentos começa a correr a partir de segunda-feira, e se encerra na terça-feira.
 
O ministro deu a decisão liminar na noite da última quarta-feira, favorável ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que temia a fuga dos condenados enquanto o processo não é encerrado.
 
Outros quatro réus também já colocaram o passaporte à disposição da Justiça, como o ex-assessor do PP João Cláudio Genu, que entregou o documento na quinta-feira, o advogado Rogério Tolentino, o ex-deputado federal Pedro Corrêa e o publicitário Marcos Valério, que já havia entregue em 2005. O gabinete de Barbosa informou que os passaportes serão mantidos no próprio STF, e devem ser colocados em um cofre.
 
O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu está impossibilitado de sair do Brasil (Foto: Divulgação)
 
Na decisão do dia 7, Barbosa disse que é “inteiramente inapropriada” qualquer viagem ao exterior dos réus já condenados sem conhecimento e autorização do STF. O ministro acredita que a retenção dos passaportes é “imperativa” para garantir a eficácia da decisão final da Corte no processo, uma vez que os réus têm poder político e econômico.
 
Barbosa mandou dar ciência da decisão às autoridades encarregadas de fiscalizar as saídas do território nacional.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Com Fábio Jr, aniversário de Bertioga inicia comemorações nesta sexta; confira

A Prefeitura programou uma série de inaugurações e eventos musicais para a comunidade

Diário Mais

Saiba como vai funcionar pedágio free flow em rodovia do Litoral de SP

Novo sistema de pagamento de pedágio sem cancelas devem ser implantado em rodovias do Litoral Sul

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter