X

Santos-Guarujá

Cronograma de obras para Túnel Santos-Guarujá será apresentado na quarta

A informação é do ministro de Portos, Silvio Costa Filho; encontro em Brasília contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas

Luana Fernandes e Nilson Regalado

Publicado em 11/03/2024 às 12:03

Atualizado em 20/03/2024 às 11:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve na Região nesta segunda-feira (11)

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, tem um encontro marcado com o governador Tarcísio de Freitas na próxima quarta-feira (13) para apresentar o cronograma de obras do Túnel Santos-Guarujá. A informação foi confirmada pelo próprio ministro durante a vistoria das obras do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, que aconteceu nesta segunda (11).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

"Em relação ao Túnel de Santos e todos os acessos, a gente está trabalhando para melhorar e fazer com que a gente entregue este modal de transporte. Na próxima quarta-feira (13), nós estaremos em Brasília para apresentar ao povo de São Paulo e ao povo brasileiro o cronograma das obras. Vamos mostrar toda a modelagem, todo passa-a-passo do projeto, as audiências públicas, início das licitações e os prazos para execução da obra", explica o ministro. 

O encontro da próxima quarta-feira deve contar com a presença não só do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como também do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, e de representantes do Ministério da Casa Civil.

Após vistoria no Aeroporto de Guarujá, o ministro Silvio Costa Filho se dirigiu a sede da Autoridade Portuária de Santos (APS) para a apresentação do Planejamento Estratégico para o Porto de Santos para o período 2024/2028. Na oportunidade, o Pomini sinalizou que o novo túnel deve se chamar Túnel Rei Pelé. Durante a apresentação, o diretor-presidente da APS também anunciou que assinatura para transferência do Terminal de Passageiros Concais para um novo terminal no Valongo, no Centro de Santos, deve acontecer em junho deste ano.

Túnel submerso entre Santos e Guarujá começa a ser construído em 2025

Segundo informações da APS, o túnel terá em torno de 750 metros de extensão, sob o canal de navegação do Estuário e as obras sem custar em torno de R$ 6 bilhões. O projeto prevê três faixas de rolamento em cada sentido, permitindo o tráfego de carros, motos, bicicletas e caminhões entre as duas margens do Porto. Também há a possibilidade de uma faixa para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Aeroporto

Na manhã desta segunda-feira (11), o ministro de Portos, Silvio Costa Filho, esteve em Guarujá para vistoriar as obras no Aeroporto Civil de Guarujá, na Base Área de Santos. Ao lado do prefeito da Cidade, Válter Suman, o ministro anunciou um pacote de investimentos para obras de infraestrutura no entorno do local. Segundo Silvio Costa Filho, o Aeroporto deve estar operando já em 2025. “A primeira etapa tem em torno de seis meses de obras. A segunda etapa tem mais seis meses. A gente espera até meados de 2025 já estarmos com aviões operando aqui”, garante o ministro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Restaurante de Santos está entre os 100 melhores do País; saiba qual

Revista Exame divulgou nesta semana a lista com os melhores restaurantes do Brasil; estabelecimento santista ficou em 92º

Polícia

Corpo de turista desaparecido é encontrado em Guarujá

A confirmação da identidade do cadáver foi feita pelo Grupamento de Bombeiros Marítimos, após uma verificação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter