X

ANDRÉ DO PRADO

Com apoio até do PT, deputado do PL é o favorito à presidência da Alesp

André do Prado tem o apoio do governador de SP, do presidente do PL, de deputados bolsonaristas e até do PT; PSOL também está na disputa

Bruno Hoffmann

Publicado em 13/03/2023 às 11:39

Atualizado em 15/03/2023 às 10:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O deputado estadual André do Prado (PL) / Divulgação/Alesp

Não é oficial, mas é como se fosse. Já está tudo garantido para o deputado estadual André do Prado (PL) ter uma eleição tranquila à presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quarta-feira (15), quando os novos parlamentares tomam posse e escolhem a Mesa Diretora pelos próximos 2 anos.

O parlamentar tem o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de deputados bolsonaristas e até do PT.

“Não há outra força. Hoje o André é a única opção que se fala por aqui, tanto pela situação quanto pela oposição”, garantiu um dos assessores mais experientes da Casa à reportagem da Gazeta.

Prado conquistou o apoio de boa parte dos partidos de oposição ao se comprometer a seguir a proporcionalidade. Pela regra, cargos da mesa diretora são distribuídos em função do tamanho das bancadas de cada legenda. Com o segundo maior número de deputados (18), o PT se beneficia do princípio.

 O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser escolhido para primeira secretaria da casa. Com a terceira maior bancada (9 deputados), o PSDB deve assumir a segunda secretaria e o Republicanos, a vice-presidência.

A expectativa é que Prado tenha só um adversário: Carlos Giannazi (PSOL), que garantiu à Gazeta na última sexta-feira (10) que colocará seu nome para votação: “Serei candidato”, afirmou, ao ser questionado sobre o tema.

Giannazi, porém, deve receber votos apenas da própria bancada do PSOL, que conta com cinco nomes ao total. A expectativa é que Prado receba pelo menos 80 votos dos 94 integrantes da Casa.

De perfil conciliador e discreto, o ex-prefeito de Guararema está no terceiro mandato consecutivo na Alesp. Ele deve substituir Carlão Pignatari (PSDB), eleito no início de 2021.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Loja de Porto Alegre confirma morte de animais por afogamento

Estabelecimento não soube informar a quantidade exata de bichos

Santos

Começam as obras de melhorias na Praça Manoel de Almeida, em Santos

Espaço será transformado em um local de lazer e atividade física para todas as idades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter