Bertioga tem 7 prefeituráveis

Até hoje, sete partidos apresentaram possíveis candidatos a substituir o atual prefeito Mauro Orlandini

A corrida pela cadeira do Executivo de Bertioga tem sete possíveis competidores até o momento. Há dois pleitos sob o comando de José Mauro Orlandini, do DEM, a população da Cidade terá que escolher quem deve substituir o prefeito e atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista ­(Condesb).

Continua após a publicidade

O período eleitoral terá início em julho de 2016, até lá, os 13 partidos de Bertioga não podem lançar candidatos oficiais. No entanto, assim como em todas as cidades da Região, possíveis candidatos já começam a se organizar para o pleito de outubro.

Da atual legislatura da Câmara de Bertioga, por exemplo, saem dois pré-candidatos: o vereador Antônio Rodrigues Filho, mais conhecido como Toninho Rodrigues (DEM), e a vereadora do PMDB, Valéria Bento. Colega de partido do prefeito, Rodrigues está na sua sexta legislatura. Já a companheira de plenário segue em sua primeira participação na Casa.

Continua após a publicidade

Além de Valéria, Bertioga contará com outra opção feminina para a Prefeitura. A advogada Débora Pereira se lançou pré-candidata ao Executivo pelo Solidariedade. Ela também é secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda do Município.

A experiência no Legislativo da Cidade também é um das apostas do PSDB, que tem como principal expoente o ex-vereador Caio Matheus, que já anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura e busca parcerias para futuras coligações. Matheus atuou na Câmara entre 2008 e 2012. Nas últimas eleições, tentou pela primeira vez a posição de Chefe do Executivo e alcançou o segundo lugar com 9.345 votos.

Continua após a publicidade

Quem também está em busca de parcerias para uma possível candidatura é o presidente do PHS, Valdizar Albuquerque. Além disso, segundo o prefeiturável explicou a Reportagem do Diário do Litoral, o partido já está organizando um plano de governo para uma eventual Administração nos próximos quatro anos.

O quadro político das eleições deste ano em Bertioga fica completo, com as pré-candidaturas de Ideval Gorgônio Primo, mais conhecido como Miranda (PPS), e Jorge Elias Mahtuk pelo PT, que aposta em administração apolítica e mão-de-obra local.