Política

Audiência Pública discute ações contra drogas em Praia Grande

Secretarias abordarão medidas para minimizar a situação

Publicado em 03/04/2013 às 10:25

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Praia Grande está mobilizando todas as secretarias municipais com ações de prevenção e combate ao uso de entorpecentes na Cidade. Para isso, secretários municipais vão se reunir, na próxima terça-feira (9), às 18 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho que fica na Rua José Borges neto, 50, Bairro Mirim, em uma audiência pública, quando serão discutidos e apresentados projetos em andamento e as próximas medidas a serem implantadas, visando minimizar problemas relacionados ao tema, como a violência.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Algumas pastas municipais já receberam diretrizes para enfrentar o problema de forma preventiva. À Segurança Pública, por exemplo, caberá mapear locais usados por dependentes e estruturar ações para combate ao consumo de drogas e evitar novas aglomerações. O setor de saúde ficará encarregado de prestar atendimento aos dependentes químicos, incluindo o acompanhamento psicológico. Já outros setores como Cidadania e Promoção Social vão prestar assistência, reinserindo indivíduos recuperados na sociedade.

No encontro, os secretários municipais irão apresentar projetos que estão em andamento e as próximas medidas a serem implantadas, visando minimizar problemas relacionados ao tema (Foto: Amauri Pinilha/ Prefeitura Municipal de Praia Grande)

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Governo de Praia Grande, Maura Lígia Costa Russo, a audiência pública será uma oportunidade para envolver a sociedade nas discussões que vão nortear atos do Governo Municipal no combate às drogas. “Gostaríamos de explanar, junto à população, as ações que são realizadas também pelos nossos parceiros, como as polícias Civil e Militar e as ONGs, que atuam no processo de recuperação do dependente químico. Queremos a população como nossa parceira nesse processo”, explica Maura.

Continua depois da publicidade

A audiência marca também o início dos trabalhos do Programa “Crack. É possível Vencer”. O plano de ação local, com base no projeto do Governo Federal, vai mapear, entre outras coisas, ações de cada município do País no trabalho de recuperação de dependentes de drogas e na prevenção à dependência.

O programa prevê, também, a formação de técnicos para atuar com o dependente e dar condições de transformar os atuais dependentes em multiplicadores das ações.

Clínica Metropolitana – Uma das iniciativas para ajudar a solucionar o problema dos dependentes químicos não só em Praia Grande, mas em toda Baixada Santista seria a criação de uma clínica metropolitana de tratamento de dependentes químicos. Na proposta do prefeito Alberto Mourão, cada município teria uma quantidade de vagas, baseado em sua população. O tema deverá ser discutido com o Conselho de Desenvolvimento da Região da Baixada Santista (Condesb), nas próximas reuniões.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software