X

Política

Alckmin cria comitê de enfrentamento da crise hídrica

O comitê será coordenado pela Secretaria Recursos Hídricos e tem como objetivo "o intercâmbio de informações e o planejamento de ações conjuntas" para o enfrentamento da crise hídrica

Publicado em 04/02/2015 às 16:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O governador Geraldo Alckmin instituiu o Comitê de Crise Hídrica da região metropolitana de São Paulo, demanda dos prefeitos paulistas apresentada ao governo do Estado em reunião na semana passada. O decreto foi publicado nesta quarta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado. Segundo o texto, o comitê será coordenado pela Secretaria Recursos Hídricos e tem como objetivo "o intercâmbio de informações e o planejamento de ações conjuntas" para o enfrentamento da crise hídrica.

Além do secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, o conselho terá também os secretários da Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente e o Coordenador da Defesa Civil. Haverá convites ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e aos presidentes dos consórcios que administram o abastecimento de água na região. Entidades como Fiesp, Federação da Agricultura e Pecuária, universidades estaduais e Embrapa também serão convidadas.

O governador Geraldo Alckmin instituiu o Comitê de Crise Hídrica da região metropolitana de São Paulo (Foto: Divulgação)

Sabesp

A Sabesp não participará do Comitê. A assessoria da Secretaria de Recursos Hídricos ressaltou a presença de Benedito Braga e disse que o grupo é composto por agentes do poder público. Sobre o convite às outras concessionárias da região metropolitana, que terão representantes, a assessoria informou que a medida é para que não seja necessário convidar os 39 prefeitos.

O decreto convida os presidentes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, do CIMBAJU - Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri, do CIOESTE - Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo e do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo.

Na reunião com Benedito Braga na semana passada, os prefeitos da região metropolitana se disseram dispostos a colaborar, com ações conjuntas de economia de água. A principal reclamação foi a falta de transparência do governo do Estado. O Comitê foi a saída encontrada para aumentar a interlocução entre municípios, Estado e as empresas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Jornalista lança livro sobre a conscientização do valor do voto

Disponível em formato e-book, o 'É assim que eu voto' oferece aos cidadãos uma ferramenta para compreender o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

Cotidiano

Diretora de escola de São Vicente morre de meningite

Nesta sexta-feira, uma médica especialista da Sesau irá até a escola para fornecer mais informações aos pais, professores e funcionários

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter