Nacional

O que avião americano 'fantasma' veio fazer no Brasil pousando na calada da noite?

Inúmeras teorias tomaram as redes sociais após o ocorrido em Guarulhos

Jeferson Marques

Publicado em 20/08/2025 às 18:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Avião americano chegou a SP na calada da noite / Foto apenas ilustrativa / Imagem gerada por IA/ChatGPT

Continua depois da publicidade

Um avião sem identificação das Forças Aéreas dos Estados Unidos pousou no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 21h48 da última terça-feira, dia 19, mas sem nenhuma autoridade brasileira se pronunciar sobre o que ou para que ele estava por aqui, o que gerou uma série de teorias nas redes sociais.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A aeronave, um Boeing 757-200 de matrícula 00-9001, saiu dos EUA na segunda-feira, dia 18, da base militar de Wrightstown, em Nova Jérsei, fazendo uma escala em Tampa, na Flórida, San Juan, Porto Rico, e em Porto Alegre, no Brasil, antes de pousar, na calada da noite, em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Fontes revelam envio de navios de guerra dos EUA à costa da Venezuela

• EUA apontam 'deterioração' dos direitos humanos no Brasil, mas sem consenso claro

• Trump pode barrar entrada de brasileiros na Copa de 2026

O governo americano informou, por nota, que esse avião é utilizado para transportar membros do Departamento de Estado dos Estados Unidos, sendo eles diplomatas, agentes da CIA e militares.

O documento diz, ainda, que as autoridades brasileiras sabiam e autorizaram a circulação do Boeing no espaço aéreo do país, assim como o seus pousos no Sul e em São Paulo, e tudo ocorreu de maneira tranquila e sem intercorrências, ainda segundo a nota.

Continua depois da publicidade

Teorias

Em um momento de polarização fervente basta um avião "fantasma" cruzar os céus que várias especulações nas redes sociais passaram a surgir. Todas elas sem fundamentos.

Enquanto uns diziam que a aeronave trazia membros do governo Trump para prender o ministro do STF, Alexandre de Moraes, outros afirmavam que se tratava de um plano americano para sequestrar Lula e seus ministros, e os americanos é que assumiriam o controle do Brasil em um acordo já aceito pelas Forças Armadas Brasileiras (FAB), livrando o país do comunismo.

Alguns levantaram a hipótese de ser um plano de Donald Trum para tirar Jair Messias Bolsonaro do país, já que no dia 02 de setembro ocorrerá o seu julgamento pela acusação de ter cometido cinco crimes: Organização criminosa armada, deteriorização de patrimônio tombado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado.

Continua depois da publicidade

Até o fechamento deste texto não haviam informações oficiais completas sobre o objetivo da viagem.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software