A faixa de areia está visivelmente mais estreita, com quatro degraus abaixo do nível da calçada / Unsplash
Continua depois da publicidade
Uma cena incomum e preocupante se instalou na Praia da Macumba: a faixa de areia está visivelmente mais estreita, com quatro degraus abaixo do nível da calçada e um declive acentuado que sugere que a praia está sendo engolida pelo oceano.
O que era um movimento natural das marés se transformou em um problema grave: a areia que o mar leva nas ressacas e marés altas não está mais conseguindo retornar.
Continua depois da publicidade
Moradores e frequentadores assíduos, como Maria de Fátima Araújo, relatam o temor constante do avanço do mar, relembrando episódios marcantes. Há pelo menos 20 anos, a área sofre com desmoronamentos recorrentes de estruturas construídas no local, como a ciclovia e rampas de acesso.
Em entrevista ao jornal O Globo, a geóloga marinha Renata Rebouças, professora da faculdade de Oceanografia da UERJ, explicou que o fenômeno é resultado de uma combinação fatal de fatores que envolvem a ação humana e a força da natureza:
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Meio Ambiente e Clima informou que está investindo na recomposição da restinga em trechos da orla e que reuniu seu corpo técnico para estudar a melhor intervenção para o trecho mais crítico da praia.
No entanto, a geóloga Renata Rebouças faz um alerta crucial: qualquer intervenção precisa ser planejada com base em estudos técnicos aprofundados. "É preciso que tenha um bom estudo oceanográfico antes de qualquer solução," ela pondera.
Segundo a especialista, soluções apressadas e sem embasamento em modelagens das ondas e evolução histórica das intervenções tendem a gerar mais problemas, citando o exemplo da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, que sofreu inundações após o engordamento de suas praias.
Continua depois da publicidade
A recomendação é trabalhar com soluções baseadas na natureza, como a recuperação da restinga, que oferece serviços ecossistêmicos naturais de proteção.
Confira imagens da praia carioca no vídeo publicado pelo Go It Viagens.
Continua depois da publicidade