Nacional
Ela foi registrada pelo pesquisador Fernando Dagosta na Neotropical Ichthyology, publicação científica da Sociedade Brasileira de Ictiologia
Detalhe do Inpaichthys luizae, nova espécie de lambari descoberta em Mato Grosso, com marcação preta e iridescente inédita / Fernando Dagosta
Continua depois da publicidade
Uma nova espécie de peixe foi identificada na Bacia do Rio dos Peixes, em Juara, a 709 km de Cuiabá (MT). A descoberta foi descrita em detalhes pelo pesquisador Fernando Dagosta na Neotropical Ichthyology, publicação científica da Sociedade Brasileira de Ictiologia.
A espécie é um tipo de lambari (Inpaichthys luizae) — também conhecido como tetra — e se destaca por uma faixa preta que vai da nadadeira peitoral até a cauda. Essa marcação, segundo Dagosta, não existe em nenhuma das mais de mil espécies semelhantes já catalogadas.
Continua depois da publicidade
“Nenhuma dessas mil espécies possui essa faixa dessa forma. É uma faixa oblíqua em relação ao corpo, que desce. Essa faixa preta tem uma listra brilhante, laranja, iridescente, e o peixe possui coloração bem viva nas nadadeiras. Chama muita atenção”, explicou o ictiólogo, que também é professor-adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Aproveite e veja também que o peixe mais consumido do Brasil tem poder divino e pode ajudar a curar doença avassaladora
Continua depois da publicidade
O pesquisador afirma que o novo lambari integra uma família com mais de mil espécies, que se diferenciam por coloração, tipo de escamas, formato de nadadeiras e outros detalhes morfológicos.
Ele também reforça que se trata de uma espécie rara, sem qualquer possibilidade de ocorrer em outras regiões do país.
A primeira identificação foi feita por um pescador ornamental, que ficou intrigado ao perceber que o peixe não se parecia com nenhum outro que já havia visto.
Continua depois da publicidade
Ele entrou em contato com o especialista em lambaris, o que levou à confirmação científica de que se tratava, de fato, de uma nova espécie.