Nacional

Maior descoberta de petróleo em 25 anos é feita em bacia no litoral de SP

Com isso, a Bacia de Santos acaba de se consolidar ainda mais como um dos maiores polos de exploração de petróleo e gás do mundo

Ana Clara Durazzo

Publicado em 04/08/2025 às 10:30

Atualizado em 04/08/2025 às 11:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Segundo a petroleira, os primeiros resultados da perfuração indicam altos níveis de dióxido de carbono no reservatório, e análises laboratoriais já foram iniciadas para detalhar o real potencial da jazida / Freepik

Continua depois da publicidade

A Bacia de Santos, no litoral sudeste do Brasil, acaba de se consolidar ainda mais como um dos maiores polos de exploração de petróleo e gás do mundo. A BP (British Petroleum) anunciou nesta segunda-feira (4) a maior descoberta da companhia nos últimos 25 anos, localizada em águas profundas do pré-sal brasileiro, no bloco Bumerangue, inteiramente controlado pela petroleira britânica.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O anúncio marca um importante passo na estratégia de reposicionamento da BP, que voltou a focar seus negócios em combustíveis fósseis após anos de apostas frustradas no setor de energia renovável. A notícia impulsionou as ações da companhia em Londres, que subiram 1,4% no início das negociações.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Petrobras confirma duas descobertas de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

• Petrobras anuncia descoberta de mais um poço de petróleo na costa de Santos

• Petrobras diz que petróleo em frente à cidade de Santos é 'significativo'

A descoberta no Brasil é a décima da empresa somente em 2025, reforçando a meta da BP de elevar sua produção global de petróleo e gás para algo entre 2,3 e 2,5 milhões de barris de óleo equivalente por dia até 2030. Em 2024, a produção foi de 2,4 milhões, mas há expectativa de uma leve queda para o próximo ano.

A Petrobras já tinha confirmado neste ano duas descobertas de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

Continua depois da publicidade

A BP arrematou o bloco Bumerangue em dezembro de 2022, em condições descritas pela própria empresa como "comerciais muito boas". A estatal Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) atua como gestora do contrato de partilha de produção, mas a BP detém 100% de participação na operação.

Segundo a petroleira, os primeiros resultados da perfuração indicam altos níveis de dióxido de carbono no reservatório, e análises laboratoriais já foram iniciadas para detalhar o real potencial da jazida. A expectativa é que esses dados reforcem o interesse da empresa em estabelecer um novo e robusto centro de produção na costa brasileira.

A BP divulgará seus resultados financeiros do segundo trimestre nesta terça-feira (5), e o impacto da descoberta na Bacia de Santos deverá estar no centro das atenções de investidores e analistas de mercado. A nova frente exploratória reforça o papel estratégico do Brasil no cenário energético global e reacende o interesse internacional pelo pré-sal.

Continua depois da publicidade

Bacia de Santos

A Bacia de Santos é uma importante bacia sedimentar marítima localizada na costa sudeste do Brasil, estendendo-se desde o litoral do Rio de Janeiro até Santa Catarina. 

Ela é conhecida por abrigar o pré-sal brasileiro, com grandes reservas de petróleo e gás natural, incluindo os campos de Tupi, Búzios e Sapinhoá. A bacia possui uma área de aproximadamente 350.000 km² até a cota batimétrica de 3.000 metros. 

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software