Nacional

Lula nomeia pesquisador da Baixada Santista para Conselho Desenvolvimento Econômico

O mandato vai até março de 2027 e a nomeação foi oficializada por decreto presidencial

Da Reportagem

Publicado em 05/08/2025 às 17:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cerimônia de abertura da nova gestão do CDESS ocorreu nesta terça-feira (5), em Brasília / Ricardo Stuckert/Secom-PR

Continua depois da publicidade

O pesquisador Ergon Cugler, especialista em desinformação, inteligência artificial e políticas públicas, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão” da Presidência da República. O mandato vai até março de 2027.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A nomeação foi oficializada por decreto presidencial, publicado no Diário Oficial da União no dia 4 de agosto último. A cerimônia de abertura da nova gestão do CDESS ocorreu nesta terça-feira (5), em Brasília, com a presença do presidente Lula e de ministros de Estado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Brasil deixa Mapa da Fome pela primeira vez desde 2021 e Lula comemora

• Lula x Trump: veja dez filmes e séries que explicam a crise entre Brasil e EUA

• Lula rebate tarifa de Trump: "Nós queremos que ele respeite o Brasil"

O CDESS é um dos espaços de participação mais estratégicos do governo federal. Vinculado diretamente à Presidência da República, o colegiado reúne representantes dos mais diversos setores da sociedade, desde lideranças empresariais, acadêmicas, sindicais, culturais e de movimentos sociais, com a missão de formular propostas e subsidiar o Executivo com diagnósticos, diretrizes e recomendações de políticas públicas para o desenvolvimento do país.

Com cerca de 200 integrantes, o Conselhão representa uma síntese plural do Brasil e atua como elo entre o Estado e a sociedade. Cabe aos seus conselheiros tanto levar as reivindicações da população ao Planalto quanto traduzir os desafios do governo de forma enraizada. Sua reativação tem sido tratada como uma aposta de reconstrução do diálogo democrático no país.

Continua depois da publicidade

Quem é Ergon Cugler?

Ergon Cugler é autista, possui 26 anos (1998) e reside em Praia Grande, na Baixada Santista. É mestre em Administração Pública e Governo (FGV EAESP), pós-graduado especialista em Data Science (Universitat de Barcelona), graduado em gestão de políticas públicas (EACH USP) e pós-graduado MBA em Data Science (ESALQ USP).

É autor do livro IA-Cracia: Como enfrentar a ditadura das Big Techs (Kotter Editorial, 2024) e responsável por mais de 700 produções entre artigos científicos, colunas de opinião, entrevistas e palestras no Brasil e no exterior. Tendo iniciado a sua trajetória ainda na adolescência, aos 13 anos de idade, no movimento estudantil, já passou pela direção de organizações diversas.

Ao longo dos últimos anos, tem colaborado nacional e internacionalmente com projetos de enfrentamento à desinformação, promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), investigações sobre inteligência artificial, e fortalecimento da soberania digital. 

Continua depois da publicidade

Atuou ainda como pesquisador no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), integrando o Comitê Interministerial de Enfrentamento à Desinformação sobre o Plano Nacional de Imunizações, onde colaborou diretamente com a condução da estratégia nacional de enfrentamento à desinformação. Também esteve ao longo dos últimos dois anos como conselheiro do Youth Advisory Board da UNESCO IESALC, representando o Brasil.

“Fui aprovado pelo Presidente Lula para contribuir como Conselheiro da Presidência da República no Conselhão (2025-2027), o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). Estou muito feliz, grato e honrado. Essa será, sem sombra de dúvidas, a tarefa que mais me animarei em cumprir em toda a minha vida” afirma.

Ergon afirma ainda que poderá atuar como conselheiro da Presidência e contribuir com propostas e reflexões com ênfase nas temáticas de desinformação, inteligência artificial e desenvolvimento sustentável, áreas que tem dedicado toda a sua trajetória ao longo dos últimos anos. 

Continua depois da publicidade

“Obviamente as temáticas de inclusão de pessoas com deficiência e a neurodiversidade não podem ficar de fora. Meu sincero compromisso é com a nossa soberania. E farei jus a essa gigantesca responsabilidade confiada a este jovem de 26 anos de idade”

Nomes de destaque entre os demais conselheiros

A composição do Conselhão reforça a diversidade social, política e institucional do país. Estão entre os nomeados: Carlos Gilberto Carlotti Júnior, reitor da Universidade de São Paulo (USP);  Raí Souza Vieira de Oliveira, ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol e ativista social; Maria da Conceição Evaristo, escritora e intelectual referência da literatura brasileira e Bruna Benevides, ativista pelos direitos LGBTQIA+.

Também estão na relação Natalie Unterstell, especialista em clima e presidente do Instituto Talanoa; Luiza Helena Trajano, empresária e presidente do Conselho do Magazine Luiza; Douglas Belchior, educador e liderança da Coalizão Negra por Direitos; Lilia Schwarcz, historiadora e professora da USP; Pedro Wongtschowski, empresário e ex-presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI).

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software