Litoral Norte

São Sebastião aperta fiscalização contra fogos com estampido na virada de ano

Lei municipal veta artefatos ruidosos para proteger autistas, idosos e animais; veja como agir em caso de acidentes e queimaduras

Giovanna Camiotto

Publicado em 29/12/2025 às 21:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além de preservar seu patrimônio arquitetônico, São Sebastião também se destaca no turismo pelas suas praias exuberantes / Marcos Bonello/PMSS

Continua depois da publicidade

Com a chegada das celebrações de Ano Novo, a Prefeitura de São Sebastião emitiu um alerta sobre a Lei Municipal nº 3.018/2023, que proíbe terminantemente a soltura, transporte e comercialização de fogos de artifício com estampido. A medida visa proteger grupos vulneráveis, como pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos com demência e bebês, que sofrem com a sobrecarga sensorial causada pelas explosões.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além do impacto humano, a audição aguçada de cães e gatos faz com que o barulho gere estresse agudo, taquicardia e tentativas de fuga perigosas. A orientação para os tutores é manter os pets em ambientes internos, com janelas fechadas e, se possível, utilizar sons relaxantes para abafar o ruído externo. Caso o animal apresente pânico extremo, a recomendação é consultar um médico-veterinário antecipadamente.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Sebastião terá festival de verão com Belo, Gustavo Mioto e Alexandre Pires

• Sítio arqueológico em São Sebastião vira tesouro da Unesco e entra no Guia Afroturismo SP

• São Sebastião tem tolerância zero e fiscaliza som alto e comércio nas praias

Riscos de acidentes e primeiros socorros

O SAMU e o Corpo de Bombeiros alertam que o manuseio inadequado de artefatos pirotécnicos é a principal causa de queimaduras graves e amputações nesta época. A regra de ouro é nunca segurar o rojão com as mãos e jamais tentar reacender fogos que falharam.

Além disso, o uso de bebidas alcoólicas por quem vai manusear os fogos aumenta drasticamente o risco de tragédias. Em caso de acidentes, siga as orientações das autoridades:

Continua depois da publicidade

  • Queimaduras: Lave a área apenas com água corrente ou soro fisiológico. Não use pomadas, pasta de dente ou gelo.

  • Sangramentos: Utilize um pano limpo para fazer pressão no local.

  • Amputações: Coloque o membro em um recipiente com água gelada (nunca direto no gelo) e ligue imediatamente para o 192.

    Continua depois da publicidade

  • Incêndios: Afaste-se do local e acione os Bombeiros pelo 193.

Dicas para quem tem familiares sensíveis

Para minimizar o sofrimento de pessoas com TEA ou transtornos de ansiedade, especialistas recomendam o uso de abafadores de ruído ou fones com cancelamento de som. Criar um "porto seguro" em um cômodo da casa com luz reduzida e estímulos baixos ajuda a evitar crises emocionais profundas.

A colaboração da vizinhança, respeitando a lei do silêncio e optando por fogos visuais (sem barulho), é fundamental para uma virada de ano segura para todos.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software