Litoral Norte

Obra no acesso à balsa em Ilhabela começa na próxima semana

Os trabalhos para a instalação de uma nova ponte de acesso começam dia 8 de março; travessia São Sebastião/Ilhabela terá funcionamento normal

Da Reportagem

Publicado em 02/03/2022 às 15:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Travessia São Sebastião/Ilhabela não será interrompida e terá seu funcionamento normal / Divulgação

Continua depois da publicidade

O Departamento Hidroviário (DH) irá interditar parcialmente, na próxima terça-feira (08), uma das pontes de acesso à balsa, do lado de Ilhabela, no Litoral Norte. A medida é necessária para a realização de obra na estrutura metálica, que irá trazer mais segurança aos usuários.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A interdição parcial está prevista para durar 30 dias, no entanto, é importante ressaltar que a travessia São Sebastião/Ilhabela não será interrompida e terá seu funcionamento normal. O DH lembra que é importante que, neste período, os usuários fiquem atentos aos horários de pico.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Alerta: tempestade com ventos fortes e chuva de granizo pode afetar o Litoral

• Turistas comemoram ausência de caixas de som em praias de São Sebastião (SP)

• Litoral norte de SP têm praias lotadas após vetos a blocos no Sul da Bahia

"Esta obra confirma a preocupação do Governo de SP com a modernização das travessias litorâneas. Desde que assumimos, não paramos de investir no sistema, melhorando as embarcações e proporcionando mais agilidade no deslocamento dos usuários", afirma João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

O valor do investimento é de R$ 940 mil. "A nova ponte trará mais segurança, conforto e agilidade no embarque e desembarque dos veículos na travessia da balsa", destaca José Reis, diretor-geral do Departamento Hidroviário. Durante a execução das obras, o bolsão de embarque e o atracadouro estarão devidamente sinalizados e delimitados com dispositivos de segurança.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Programa de modernização

Desde 2019, a Secretaria de Logística e Transportes vem realizando investimentos que já permitiram uma melhora significativa no serviço e um atendimento mais ágil aos usuários.

Continua depois da publicidade

Dezessete embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado. Além disso, a manutenção passou a ser 24 horas, novos motores e reversores foram comprados, e os usuários ganharam novos canais de informação em tempo real.

Com esses investimentos, as travessias litorâneas contaram, nas últimas temporadas de verão, com a maior quantidade de embarcações dos últimos anos e uma redução significativa no tempo médio de espera.

Um levantamento recente do DH apontou que a travessia São Sebastião/Ilhabela não registrou filas pela segunda vez seguida no final de 2021 e começo de 2022, com o tempo de espera permanecendo, em média, em 30 minutos tanto no Natal como no Réveillon.

Continua depois da publicidade

Nesse período de festas de final de ano, o tempo médio de espera para embarque, somando todas as travessias, caiu 26% em comparação a 2019 (antes da Pandemia), apesar do aumento na movimentação de veículos.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software