07 de Setembro de 2024 • 08:40
Ele habita na região do hemisfério sul e durante os períodos de inverno e primavera, deslocam-se para regiões costeiras em busca de comida. / Divulgação
Na tarde do último dia 01 de agosto, um lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis) foi encontrado morto, boiando no mar entre as regiões da Ponta Sepituba e Borrifos, em Ilhabela. O atendimento foi realizado pela equipe do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no litoral norte de São Paulo.
Com o apoio da prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, utilizou uma embarcação e contou com o suporte de funcionários para localização e resgate do animal.
O lobo-marinho-subantártico resgatado foi identificado como uma fêmea, com cerca de 122 cm e pesando quase 26 kg. O animal foi encaminhado para a Unidade de Estabilização do Instituto Argonauta em São Sebastião, onde será realizada uma necropsia. Na ação, serão coletados dados e feitas análises para identificar as possíveis causas da morte.
Habitam na região do hemisfério sul e durante os períodos de inverno e primavera, deslocam-se para regiões costeiras em busca de comida. Eles costumam se alimentar de peixes, crustáceos, pinguins e cefalópodes. Seus predadores são as orcas (Orcinus orca) e as focas-leopardo (Hydrurga leptonyx).
Em terras brasileiras, eles são normalmente encontrados no Rio Grande do Sul, mas nos últimos anos foram vistos no litoral norte de São Paulo.
Cotidiano
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) divulgou o relatório semanal nesta quinta-feira (5)
Cotidiano
O festival conta com mais de 60 opções de pratos e preços fixos