A 'Gruta que Chora' fica na Praia do Sununga, em Ubatuba / Reprodução/Pexels
Continua depois da publicidade
O Departamento de Trânsito de Ubatuba anunciou um esquema especial de mobilidade na região central para viabilizar a realização do Festival de Verão. A partir desta sexta-feira (26), a Avenida Iperoig passará por interdições programadas que se estendem até o dia 4 de janeiro. O objetivo é garantir a segurança do público que acompanhará as apresentações musicais e a fluidez dos veículos em rotas alternativas.
Nos dias de show, o bloqueio total da Avenida Iperoig começa sempre às 16h, no trecho compreendido entre o Ubatuba Mall e a Rua Thomaz Galhardo. Além da via principal, diversas ruas adjacentes sofrerão alterações significativas no fluxo e proibição de estacionamento para facilitar o acesso de viaturas e a circulação de pedestres.
Continua depois da publicidade
O plano viário inclui o fechamento da Rua Liberdade no cruzamento com a Rua Benedita Xavier, além da interdição da Rua Salvador Correia entre a Rua Dom João III e a Rua Liberdade. Uma mudança importante para os motoristas é que a Rua Salvador Correia passará a operar em sentido único, da Thomaz Galhardo em direção à Dom João III.
Haverá ainda proibição rigorosa de estacionamento na Rua Salvador Correia (entre Thomaz Galhardo e Liberdade) e na Rua Dom João III (entre Benedita Xavier e o trecho final da mesma via). Para evitar congestionamentos, o Departamento de Trânsito sugere que os motoristas utilizem as vias do Parque Viva Mar e a Avenida Rio Grande do Sul como principais rotas de desvio.
Continua depois da publicidade
Todas as vias afetadas estarão devidamente sinalizadas. O planejamento prevê uma implantação gradual dos bloqueios e a presença constante de agentes de trânsito em pontos estratégicos. O diretor de Trânsito, Raphael Queiroz, reforçou a importância da organização prévia para evitar gargalos na região central durante a temporada.
“Esse planejamento por etapas foi pensado justamente para reduzir os transtornos e permitir que os motoristas encontrem rotas alternativas de forma segura e organizada. Teremos sinalização reforçada e agentes orientando o tráfego durante todo o período”, destacou o diretor de Trânsito, Raphael Queiroz.