Nacional

La Niña: fenômeno climático já tem data para retornar ao Brasil; veja detalhes

Algumas regiões do país sentirão mais os efeitos do que outras

Jeferson Marques

Publicado em 14/05/2025 às 12:55

Atualizado em 14/05/2025 às 13:04

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

El Niña já tem data para dar as caras no Brasil novamente / Foto de Eugene Golovesov/Pexels

Continua depois da publicidade

O evento climático La Niña, conhecido por resfriar as águas do oceano pacífico, já tem data para chegar ao Brasil e vai se instalar de forma gradativa. As informações são da agência meteorológica americana Climate Prediction Center/NCEP/NWS.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

El Niña x El Niño

É importante, antes de tudo, explicar que o La Niña é o oposto do El Niño.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• La Niña: o que acontecerá com o clima no Brasil com o fim do fenômeno?

• Ausência do fenômeno La Niña pode colapsar planeta, diz OMM

Enquanto o El Niño aquece as águas do oceano, a La Niña faz o inverso, resfriando essas mesmas águas, e isso impacta de formas diferentes todas as regiões do Brasil.

De moro mais abrangente o resfriamento das águas do oceano deixa a circulação do ar mais úmida na América do Sul e, falando de Brasil, causa mais chuvas no Norte e Nordeste, por exemplo, e mais seca no Sul.

Continua depois da publicidade

A previsão é a de que a La Niña retorne ao Brasil entre os meses de novembro e dezembro.

Impactos

Sobre a região Sudeste (incluindo o litoral de SP) os primeiros indicativos apontam que não teremos uma anomalia muito correta, ou seja, ainda não se sabe se as chuvas serão acima da média, na média ou um pouco mais brandas. Todavia, as possibilidades apontam para mais pancadas e temporais de curta a média duração.

É preciso aguardar até a entrada do inverno para se ter dados mais completos inclusive de outros Estados.

Continua depois da publicidade

Recentemente pesquisadores descobriram um fenômeno "parente" do El Niño e da El Niña, conforme publicamos em detalhes.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software