Fenômeno solar faz com que as pessoas e objetos não tenham sombra / Imagem gerada por IA
Continua depois da publicidade
Em determinados dias do ano, algumas regiões do Brasil experimentam um fenômeno curioso: o sol é tão alto que parece “engolir” as sombras dos objetos e das pessoas — um efeito visual que lembra o Lāhainā Noon havaiano, e que por aqui chamamos popularmente de sol a pino. É como se, por alguns breves instantes, o astro-rei alinhado ao zênite deixasse o chão “cego”.
Esse fenômeno acontece duas vezes por ano e em lugares situados entre o equador e o Trópico de Capricórnio. No Brasil, regiões como Manaus (AM), Belém (PA) e Macapá (AP) registram o fenômeno nos meses de março e setembro.
Continua depois da publicidade
Em Brasília, ele pode aparecer em novembro. Já em São Paulo, por estar quase sobre o Trópico de Capricórnio, o fenômeno ainda é visível em algumas áreas, embora não em toda a cidade.
A latitude de cada local determina quando e se o sol ficará exatamente sobre quem caminha. Quanto mais perto do equador, mais frequente será o alinhamento solar. Já regiões mais ao sul só presenciarão fenômenos semelhantes quando o Sol estiver mais inclinado no céu — se é que chegam a presenciar.
Continua depois da publicidade
Fontes: Observatório Nacional (MCTI); BBC Brasil; IAG-USP