Nacional

Fenômeno climático ZCAS começa a se formar e causará alagamentos em várias cidades do país

Tendência é a de que as chuvas fortes e contínuas tenham início a partir do dia 8

Jeferson Marques

Publicado em 05/12/2025 às 13:48

Atualizado em 05/12/2025 às 15:05

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

ZCAS já trouxe muitos problemas ao Brasil em 2024 / Imagem gerada por IA

Continua depois da publicidade

A primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão meteorológico — que compreende os meses de dezembro, janeiro e fevereiro — deve provocar chuva muito volumosa em diversas regiões do Brasil, com acumulados que podem chegar a 200 mm a 300 mm em poucos dias. O cenário aumenta o risco de alagamentos, inundações repentinas, enxurradas e deslizamentos de terra nas áreas mais atingidas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O que vai acontecer

Segundo a análise meteorológica, uma frente fria no oceano, associada a um centro de baixa pressão no Atlântico, vai reforçar o corredor de umidade que vem da Amazônia e dar origem ao primeiro episódio de ZCAS deste verão. Esse sistema deve atuar na segunda metade desta semana e no início da próxima, organizando uma faixa contínua de nuvens e chuva intensa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Entenda o fenômeno ZCAS, que vem causando fortes tempestades no litoral de SP

• Nova ZCAS atingirá o litoral de SP, que entra em alerta severo para enchentes

ZCAS pode provocar ventos fortes e, com isso, transtornos, como a queda de árvores
ZCAS pode provocar ventos fortes e, com isso, transtornos, como a queda de árvores
As chuvas fortes e constantes são o principal problema do fenômeno por causa dos alagamentos
As chuvas fortes e constantes são o principal problema do fenômeno por causa dos alagamentos
A ZCAS começa a se formar ainda nessa semana, e vai ganhando força até o dia 8
A ZCAS começa a se formar ainda nessa semana, e vai ganhando força até o dia 8
Algumas cidades também poderão registrar frio em pleno verão de dezembro
Algumas cidades também poderão registrar frio em pleno verão de dezembro

Estados em risco

Os maiores volumes de precipitação são esperados em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo e Sul da Bahia. Áreas do Norte de São Paulo, Norte do Mato Grosso do Sul e Sul do Pará também podem registrar acumulados elevados. Nas regiões sob influência direta da ZCAS, a projeção é de chuva generalizada acima de 100 mm, com pontos isolados que podem ultrapassar 200 mm e chegar a 300 mm em poucos dias.

O que é a ZCAS

A ZCAS é descrita como um verdadeiro “rio atmosférico”: uma faixa de muita nebulosidade e chuva que se estende, em geral, da Amazônia até o Sudeste, com orientação de Noroeste para Sudeste. É um fenômeno típico da estação quente, mais comum entre novembro e março, e pode durar até dez dias consecutivos, frequentemente associado a episódios de chuva extrema em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de áreas do Centro-Oeste e do Norte.

Continua depois da publicidade

 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software