Emprego
Para concorrer, os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos, altura mínima de 1,60 m, boa saúde física e psicológica, CNH categoria B e diploma de graduação em qualquer curso
A Polícia Penal agora integra o sistema de segurança pública de forma permanente / Governo de São Paulo/Divulgação
Continua depois da publicidade
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo anunciou a abertura do concurso público para a Polícia Penal do Estado. Ao todo, serão oferecidas 1.100 vagas para candidatos do sexo masculino, com formação em nível superior.
O salário inicial é de R$ 4.695,60 e o regime de trabalho exige dedicação exclusiva. As inscrições estão abertas desde a última segunda-feira (3) e vão até 8 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo site do Instituto AOCP, com taxa de inscrição de R$ 122,17.
Continua depois da publicidade
O novo órgão, criado por lei estadual em setembro de 2024, unifica as funções antes desempenhadas por Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) e Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP).
A Polícia Penal agora integra o sistema de segurança pública de forma permanente, ao lado das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, com aumento salarial e novas atribuições voltadas à proteção de unidades prisionais.
Continua depois da publicidade
Para concorrer, os candidatos devem ter entre 18 e 35 anos, altura mínima de 1,60 m, boa saúde física e psicológica, CNH categoria B e diploma de graduação em qualquer curso.
Também é exigido que não possuam tatuagens com mensagens ofensivas ou que afrontem valores éticos, direitos humanos ou leis brasileiras.
Os aprovados exercerão suas funções em regime de dedicação exclusiva, podendo ser escalados para plantões ou serviços administrativos, conforme a necessidade da Secretaria da Administração Penitenciária.
Continua depois da publicidade
O cargo foi regulamentado pela Lei Complementar nº 1.416/2024, que define a estrutura e atribuições da Polícia Penal no Estado.