Emprego

Detran-SP define comissão para novo concurso com 145 vagas

A oportunidade exige nível superior e CNH; autarquia define grupo que escolherá a banca organizadora do novo processo seletivo

Giovanna Camiotto

Publicado em 02/02/2026 às 07:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Detran está prestes a abrir inscrições para o seu concurso público / Divulgação

Continua depois da publicidade

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) deu um passo decisivo para a realização de seu novo concurso público. Foi publicada, no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (29), a resolução que institui a comissão organizadora do certame. Com o grupo de trabalho formado, a autarquia concentra esforços agora na escolha da banca empresa que será responsável pela elaboração e aplicação das provas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A expectativa é que, uma vez definida a instituição e assinado o contrato, o edital de abertura seja publicado em curto prazo. Ao todo, estão autorizadas 145 vagas para o cargo de Agente Estadual de Trânsito.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Detran oficializa fim do teste de baliza para tirar a CNH no estado de São Paulo

• Detran é impedido de cobrar taxa extra no emplacamento de veículos

• Detran-SP 'faz a limpa' e fecha mais de 120 autoescolas irregulares

Requisitos e salários

Para ingressar na carreira, os candidatos devem possuir formação de nível superior em qualquer área, além de estarem devidamente habilitados com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria "B".

A remuneração inicial para a função é de R$ 5.702,18, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Além do salário base, os futuros servidores terão direito a um pacote de benefícios que inclui:

Continua depois da publicidade

  • 13º salário;
  • Vale-transporte;
  • Vale-refeição;
  • Assistência médica.

Atribuições do cargo

O Agente Estadual de Trânsito desempenha um papel fundamental no suporte administrativo e operacional da autarquia. Entre as principais funções estão a verificação, o registro e a expedição de documentos de veículos e de habilitação.

O servidor também atua diretamente no atendimento ao público nas unidades de trânsito espalhadas pelo estado, garantindo a fluidez dos processos burocráticos e o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software