Com salário inicial de R$ 4.825,21, o concurso busca ampliar o efetivo da PM / Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Continua depois da publicidade
O Governo do Estado de São Paulo anunciou a abertura de 4.400 vagas no concurso público para soldados de 2ª classe da Polícia Militar. A informação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15). O edital é dividido em dois processos seletivos: um com 2.200 vagas para agosto de 2025 e outro com igual número de oportunidades para janeiro de 2026.
Com salário inicial de R$ 4.825,21, o concurso busca ampliar o efetivo da PM, que já passa por um processo de expansão desde 2023. O reforço visa fortalecer o policiamento ostensivo em todas as regiões do Estado.
Continua depois da publicidade
Para concorrer a uma das vagas, é necessário ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e atender à altura mínima exigida: 1,55 metro para mulheres e 1,60 metro para homens.
O processo seletivo é composto por cinco fases:
Continua depois da publicidade
Desde o ano passado, o governo paulista já abriu mais de 14 mil vagas para a Polícia Militar. Atualmente, o efetivo conta com 3.500 soldados de 2ª classe e 645 alunos-oficiais em formação.
Outros 7.300 policiais militares, entre eles 101 tenentes da área da saúde, já concluíram o treinamento.
Além do concurso da PM, há mais 2 mil vagas abertas para atuação durante o festival The Town, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Para se candidatar, é necessário ter certificação como vigilante patrimonial, além de cursos de atualização, extensão para grandes eventos e reciclagem em dia.