Confira os critérios para participar do concurso público / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Polícia Militar do Estado de São Paulo segue com inscrições abertas para o concurso que oferece 2,2 mil vagas para o cargo de soldado de 2ª classe.
Os interessados devem ter ensino médio completo, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens, além de habilitação nas categorias “B” a “E”. A remuneração inicial é de R$ 5.055,53.
Continua depois da publicidade
As inscrições devem ser realizadas até 23 de outubro, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp, mediante taxa de R$ 85. As provas estão previstas para 30 de novembro e poderão ser aplicadas em 37 municípios paulistas, além de cidades em outros estados e no Distrito Federal.
O processo seletivo inclui seis etapas: provas objetiva e dissertativa, exames de aptidão física, avaliações de saúde e psicológica, análise de conduta social e idoneidade, além da verificação de documentos.
Continua depois da publicidade
A primeira fase — o exame de conhecimentos — será composta por 60 questões de múltipla escolha e uma redação dissertativa. Os candidatos melhor classificados seguirão para as próximas etapas, de caráter eliminatório.
Após a aprovação em todas as fases, os convocados ingressam no curso técnico de formação na Escola Superior de Soldados, etapa que antecede o início das atividades operacionais.
Desde 2023, o Governo do Estado já abriu 14,4 mil vagas para reforçar o policiamento em todo o território paulista. Atualmente, a PM conta com 3,5 mil soldados de 2ª classe e 645 alunos-oficiais em formação, além de 7,3 mil policiais já formados recentemente.
Continua depois da publicidade