Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, o estado de São Paulo pode ser o destino ideal. / Divulgação/Cidade de SP
Continua depois da publicidade
Se você está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, o estado de São Paulo pode ser o destino ideal. De janeiro a julho de 2025, foram mais de 390 mil novas vagas com carteira assinada criadas no estado, o que equivale a uma média de 2 mil empregos por dia.
Os dados são da Fundação Seade, com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O desempenho consolida São Paulo como o estado com o maior saldo de empregos formais do Brasil.
Continua depois da publicidade
O ritmo de contratação em São Paulo tem superado todas as expectativas. Em julho de 2025, o estado respondeu por 33% de todas as vagas formais criadas no Brasil.
No acumulado dos primeiros sete meses do ano, a participação paulista foi de 29% do total nacional. Já no intervalo de 12 meses (de agosto de 2024 a julho de 2025), o estado respondeu por 27% dos novos empregos com carteira assinada no país.
Continua depois da publicidade
Cidade mais barata do Brasil fica em SP e tem qualidade de vida nível Europa
Esses números reforçam a força da economia paulista, mesmo em um cenário ainda marcado por desafios econômicos em diversas regiões.
O crescimento da geração de empregos em São Paulo foi consistente em todos os períodos analisados:
Continua depois da publicidade
Essa tendência positiva coloca o estado em destaque como referência nacional na criação de postos formais de trabalho.
Algumas cidades paulistas têm se destacado pela geração de empregos.
Em julho de 2025, o ranking das cinco cidades com maior saldo de empregos foi:
Continua depois da publicidade
Esses municípios concentram polos industriais, logísticos e de serviços que continuam em expansão, atraindo investimentos e fortalecendo o mercado de trabalho local.
No acumulado de agosto de 2024 a julho de 2025, São Paulo novamente lidera o ranking com 127.654 novas vagas.
Outras cidades que também se destacaram:
Continua depois da publicidade
Esses dados mostram que as oportunidades estão espalhadas em diversas regiões do estado, não se concentrando apenas na capital.
O setor de serviços liderou a geração de empregos em julho, com destaque para áreas como comércio, logística, saúde e tecnologia. Confira os principais setores:
O setor de informação, comunicação, atividades financeiras e administrativas também teve um bom desempenho, com 6.148 novas vagas no mês.
Continua depois da publicidade
O perfil dos contratados mostra uma tendência de inclusão e renovação no mercado de trabalho. Os jovens entre 18 e 24 anos foram os mais beneficiados, com 28.599 contratações em julho. As mulheres superaram os homens em número de vagas ocupadas no mês: 21.747 contra 21.051.
Além disso, pessoas com ensino médio completo lideraram as admissões, com 28.362 novos contratos, seguidas por quem tem ensino superior completo e ensino fundamental completo.
Além de liderar em volume de contratações, São Paulo também oferece o melhor salário médio de admissão do Brasil: R$ 2.591,74, valor 14% superior à média nacional de R$ 2.277,51.
Continua depois da publicidade
Esse salário coloca o estado à frente de Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro, reforçando sua posição como o destino mais vantajoso para quem busca crescimento profissional e estabilidade financeira.