Brasil fecha 104,6 mil empregos formais em fevereiro

O valor representa uma redução de 0,26% no estoque de empregos formais no país em relação ao mês de janeiro, quando 99.964 vagas foram fechadas

O mercado de trabalho brasileiro fechou 104.582 vagas de emprego formais em fevereiro de 2016, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (22) pelo Ministério do Trabalho.

Continua após a publicidade

O valor representa uma redução de 0,26% no estoque de empregos formais no país em relação ao mês de janeiro, quando 99.964 vagas foram fechadas. O indicador registra quedas consecutivas desde abril do ano passado, quando 85.534 empregos formais foram encerrados.

Sete dos oito setores de atividade econômica registraram saldos negativos. O comércio foi o setor que sofreu mais cortes, com perda de 55.520 empregos formais. A indústria de transformação foi a segunda mais afetada (-26.187 postos), seguida pela construção civil (-17.152).

Continua após a publicidade

Os setores de serviços e agropecuária registraram quedas de 9.189 e 3.661 no número de vagas formais, respectivamente.

O único setor que contratou mais do que demitiu no período foi o de administração pública, com abertura de 8.583 novos postos.

Continua após a publicidade

As regiões Sul e Centro-Oste do país foram as que mais registraram novos trabalhadores formais, puxadas pelo bom desempenho dos setores de ensino, agropecuária e indústria da borracha e do fumo.

No acumulado de 2015, foram fechadas 1.542.371 vagas -o pior resultado desde o início da série estatística do governo, em 1992.

Continua após a publicidade

O pico de corte de vagas entre abril de 2015 e fevereiro deste ano ocorreu em dezembro, com redução de 611.765 vagas, em decorrência das demissões de funcionários temporários contratados no final do ano para atender a demanda das festas de Natal e Ano Novo.