A expectativa é que a região abra vagas nos setores de comércio e serviços. / Pexels
Continua depois da publicidade
O mercado de trabalho na Baixada Santista está em pleno aquecimento com a aproximação do fim de ano. A expectativa é que a região abra entre 4 mil e 8 mil vagas temporárias, principalmente nos setores de comércio e serviços.
As contratações, que tiveram início em outubro, devem se intensificar com datas importantes como Black Friday, Natal e Réveillon, além da alta temporada turística.
Continua depois da publicidade
O Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista destaca que o início da temporada de cruzeiros, que ocorreu no último domingo (26), é um forte impulsionador, com uma estimativa de 320 mil embarques no Porto de Santos até abril de 2026, movimentando a economia local.
Embora as vagas sejam temporárias, elas representam uma porta de entrada para o mercado. Segundo o sindicato, cerca de 25% dos trabalhadores contratados por tempo determinado acabam sendo efetivados após o período de experiência.
Continua depois da publicidade
Para quem busca uma vaga, o Órgão de Gestão de Mão de Obra do Trabalho Portuário (OGMO Santos) publicou o edital de um novo processo seletivo. Ao todo, são 600 vagas destinadas ao cargo de trabalhador portuário na categoria capatazia, representada pelo Sintraport.
Para início imediato, foram disponibilizadas 300 vagas, enquanto as outras 300 compõem o cadastro reserva. Todas exigem ensino fundamental completo. A prova objetiva está prevista para o dia 14 de dezembro de 2025, com locais e horários a serem divulgados no edital de convocação, em 4 de dezembro.
Leia mais no texto a seguir: Novo processo seletivo oferece 600 oportunidades no Porto de Santos.
Continua depois da publicidade